São Paulo, 25 de novembro de 2025 – A Petrobras informa que no dia 28 de novembro (sexta-feira), às 16h30 (horário de Brasília) será realizado um webcast, com a presença da diretoria executiva da companhia, sobre o novo Plano de Negócios 2026-2030 (PN 2026-30), que será apreciado pelo seu conselho de administração em 27 de novembro.
O evento será apresentado em português e contará com tradução simultânea para o inglês, informou a companhia, em comunicado.
CEO diz que Plano de Negócios 2026-2030 terá ajustes devido à queda no Brent, mas sem reduzir produção
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, em entrevista à CNN Money na segunda-feira (24), disse que o Plano de Negócios 2026-2030 que será divulgado pela companhia na quinta-feira terá ajustes que consideram a queda da cotação do Brent de 2024 para este ano, em projetos para alcançar mais eficiência, por exemplo, mas que esse cenário é igual para todos as petrolíferas do mundo.
“Fizemos o plano anterior, no ano passado, com o petróleo Brent a US$ 83 por barril no primeiro semestre. Agora, estamos a US$ 62, US$ 63 por barril, US$ 20 abaixo, ou seja, praticamente 30% abaixo do preço do primeiro trimestre do ano passado. Isso quer dizer que a Petrobras tem que ajustar, mas não só a Petrobras, todas as empresas de petróleo. Se ajustar desenhando seus projetos de forma mais eficiente, buscando redução e cooperação com os seus fornecedores e até cortando custos. Cortando custos administrativos, cortando custos internos. E eu acho que nós temos entregue um bom resultado, vamos persistir nessa direção.”
A CEO disse que esse ajuste não resultará em cortes na produção. “Isso não quer dizer que nós vamos reduzir a produção de petróleo. A produção de petróleo vai continuar aumentando, mas com muito esforço da companhia de entregar o melhor resultado a menores custos. O resultado do terceiro trimestre mostra que nós estamos indo numa boa direção.”
Em relação à transição energética, ela disse que a Petrobras é responsável por 31% da energia primária no Brasil e avança em medidas de descarbonização. Ela disse que a empresa lançou na COP30 o diesel com 10% de óleo vegetal em sua composição e citou outras iniciativas na mesma linha bunker com 24% renovável, em asfalto e reciclagem.
Ela espera que o Brasil “acorde” para os esforços da companhia adotando mais os produtos com conteúdo renovável, que têm sentido resistência.
Magda voltou a dizer que a Petrobras entrou no etanol nos anos 70 e foi incentivada a sair desses ativos. “Até o início do ano que vem teremos novidade”, disse.
Sobre uma possível volta da Petrobras ao setor de distribuição de combustíveis, segmento que deixou com a venda da BR Distribuidora (atual Vibra), a presidente da Petrobras disse que o conselho de administração da companhia já se manifestou sobre o tema, mas a empresa assinou uma cláusula de não competição, por isso, reiterou que a estratégia atual da companhia tem foco na venda direta para grandes consumidores, como para o agronegócio.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
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