Porto Alegre, 18 de setembro de 2023 – De acordo com o Banco do Povo da China (Pboc, o banco central do país), o presidente da instituição, Pan Gongsheng, fez uma reunião com vários bancos estrangeiros nesta segunda-feira (18), para discutir sugestões para aumentar o apoio financeiro à China, “e estabilizar o comércio externo e o investimento estrangeiro”.
Participaram deste encontro os bancos JPMorgan Chase Bank, HSBC, Deutsche Bank, BNP Paribas, UBS Securities, Mitsubishi UFJ Bank, Tesla, BASF, Trafigura, Schneider e outras instituições financeiras.
A conclusão do encontro foi que a abertura da indústria financeira da China tem avançado constantemente nos últimos anos, e a capacidade das finanças os serviços aos investidores estrangeiros e o comércio externo continuaram a melhorar.
“Espera-se que as disposições políticas relevantes sejam melhoradas e o ambiente de negócios continue a ser otimizado”, afirma a nota do banco.
“Atrair e utilizar ativamente o investimento estrangeiro é uma parte importante da promoção da abertura de alto nível e da construção de um novo sistema econômico aberto”, afirmou Gongsheng.
O encontro acontece um dia antes da decisão de política monetária do PBoC, que trará as novas taxas de juros. Atualmente, a de médio prazo está em 3,45%, e há a expectativa para que ela diminua.
As informações partem da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA