PBoC reduz para 2,3% taxa de juros de médio prazo da China em decisão surpresa

334

São Paulo, 25 de julho de 2024 – O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central do país) fez um anúncio surpresa na noite de ontem e reduziu em 0,20 pp a taxa de juro de médio prazo de um ano (MLF, da sigla em inglês), para 2,3%.

Além disso, emitiu 200 bilhões de iuanes (US$ 27,5 bilhões) em empréstimos de um ano. O banco central também injetou 235,1 bilhões de iuanes (US$ 32,36 bilhões) nos mercados através de operações de recompra reversa de sete dias a 1,70%, afirmando que a injeção de liquidez através deste instrumento de curto prazo tinha como objetivo “manter condições de liquidez do sistema bancário razoavelmente amplas no final do mês”, de acordo com o comunicado.

“O objetivo disso foi aumentar a escala de títulos negociáveis e aliviar a pressão sobre a oferta e a demanda no mercado de títulos, permitindo que os bancos vendam esses títulos em vez de precisarem mantê-los como garantia para as necessidades do MLF. Essa medida, seguindo ações anteriores anunciadas pelo PBoC de que começaria a tomar emprestado títulos para vender, pode ser mais um passo para esfriar o mercado de títulos”, afirma Lynn Song, economista para a China da ING.

A decisão do PBoC de reduzir a taxa de juros de um ano de seu mecanismo de empréstimo de médio prazo (MLF) hoje é incomum por dois motivos. Primeiro, a redução de 0,20 pp é o dobro do tamanho dos ajustes habituais do PBoC – a última vez que reduziu a taxa do MLF em mais de 0,10 pp foi em abril de 2020, durante a queda inicial causada pela Covid. Segundo, o PBoC normalmente ajusta as taxas do MLF no dia 15 de cada mês. Portanto, o PBoC tomou a decisão consciente de não esperar até meados de agosto para realizar a última redução. A medida vem após as inesperadas reduções de 0,10 pp nas taxas de recompra reversa de 7 dias e nas taxas de empréstimo prime de um e cinco anos (LPR) anunciadas na segunda-feira”, diz Julian Evans-Pritchard, chefe de economia da China da Capital Economics.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA