Porto Alegre, 22 de maio de 2023 – O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central do país) confirmou no último domingo (21) sua decisão de manter as principais taxas de juros inalteradas. A taxa de referência para empréstimos de um ano, conhecida como LPR, permaneceu em 3,65%, enquanto a taxa para empréstimos de cinco anos foi mantida em 4,30%.
O mercado previa que o PBoC não alterasse suas taxas de juros nesta reunião, mas acreditam que, para os próximos meses, haja mais flexibilização. Os dados das vendas no varejo e produção industrial de abril ficaram abaixo das expectativas.
“Agora esperamos cortes de 10 pontos percentuais em meados de junho”, disseram economistas do Nomura. “À medida que a economia da China sai do ponto ideal pós-Covid, Pequim pode ter que introduzir outras medidas de apoio, incluindo a adição de transferências para governos locais por meio de seus bancos de políticas”, concluíram. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA