Patrocínio/MG fechou junho com 3,4 mm de chuvas – Procafé

705
Procafé

     Porto Alegre, 26 de julho de 2022 – O levantamento do Procafé (Programa de Apoio Tecnológico à Cafeicultura) de Varginha, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mostrou que em Patrocínio, situada no Alto Paranaíba de Minas Gerais, houve precipitação de 3,4 milímetros em junho, abaixo da média histórica de 1961 a 1990, de 6,0 milímetros.

     A temperatura média foi de 17,2 graus Celsius, acima da temperatura média histórica (17,0 mm).

     A evapotranspiração foi indicada em 42,9 milímetros. Houve déficit hídrico de 4,4 mm.

     Em relação especificamente a doenças, não houve incidência de ferrugem, cercóspora, bicho mineiro, phoma, broca ou ácaro.

*ALERTA GERAL

– Em junho de 2022, as chuvas ficaram abaixo da média histórica para as três regiões, num mês que já é originalmente de baixas precipitações. Para as três regiões, já há déficit hídrico, bastante crítico para Araguari (180 mm) e menos crítico para Araxá (16,1 mm) e Patrocínio (4,4 mm). Para os cafeicultores que não adotam o estresse hídrico para sincronização da florada, há necessidade de reposição das lâminas de irrigação para as três regiões. Para os que adotam o estresse hídrico, após a colheita, pode-se adotar redução das lâminas (sublâminas), desde que haja o controle do armazenamento. As temperaturas médias do ar ficaram acima das médias históricas para as três regiões.

– Os índices de infecção de ferrugem reduziram e estão na ordem de 60,8 % de folhas infectadas em Araxá.

– A incidência de cercospora nas folhas nos talhões de Araxá está na ordem de 16,2 % de folhas infectadas.

– Os índices médios de infecção de phoma nas folhas estão em 9,0 % nos talhões de Araxá.

– A incidência de ácaro vermelho aumentou e está em 16,5% de folhas infestadas e de bichomineiro na ordem de 5,6% de folhas minadas.

– Atenção (período de carência) entre a data de aplicação e colheita.

O relatório detalhado do Procafé para o Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba/MG pode ser visualizado no site da Fundação Procafé.

Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram e Twitter e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Copyright 2022 – Grupo CMA