Parlamento alemão aprova aumento maciço de gastos e flexibiliza regra fiscal

Links deste artigo

São Paulo – O Parlamento da Alemanha (Bundestag) aprovou nesta terça-feira a proposta para um aumento significativo nos gastos públicos, rompendo com décadas de disciplina fiscal. A medida busca impulsionar o crescimento econômico e reforçar o orçamento da defesa, em um momento de fragilidade econômica para o país.

A decisão representa um avanço para Friedrich Merz, líder do bloco conservador alemão e provável futuro chanceler, que agora contará com recursos adicionais para investimentos. Com a flexibilização da rígida regra constitucional sobre endividamento – conhecida como “travão da dívida” -, o governo poderá recorrer a crédito ilimitado para financiar despesas em defesa, proteção civil, serviços de inteligência e cibersegurança.

O pacote ainda precisa ser aprovado pelo Bundesrat, órgão que representa os 16 estados federais da Alemanha. A votação, que exigirá maioria de dois terços, está prevista para sexta-feira (21).

 

Larissa Bernardes – larissa.bernardes@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Compartilhe

  • Deixe uma resposta
    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PLATAFORMA SAFRAS

Ganhe uma visão uniforme e aprofundada do agronegócio com a Plataforma Safras: acesse análises, preços comerciais, fretes, paridades, estatísticas, indicadores, notícias, gráficos e baixe relatórios em um único lugar!

TUDO SOBRE O AGRONEGÓCIO

 GLOBAL EM UM SÓ LUGAR

Ver Pacotes
Group 139 1

CADASTRE SEU E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O AGRONEGÓCIO.

Cadastrar