Parceria entre Abrapa e adidos agrícolas amplia mercados para algodão na Ásia

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     Porto Alegre, 3 de novembro de 2021 – A Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) realizou um ciclo de reuniões com adidos agrícolas na última semana, dentro do 3º Encontro dos Adidos Agrícolas, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com a Apex-Brasil e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A série de eventos ocorreu com representantes do governo brasileiro na Coreia do Sul, Índia, Tailândia, China, Vietnã e Indonésia. 

     Em 2020, a Abrapa abriu escritório em Singapura – unidade que passou a coordenar as ações do programa Cotton Brazil, focado na promoção do algodão brasileiro na Ásia e na ampliação de mercados. A parceria da associação com os adidos agrícolas e as embaixadas brasileiras nos principais países importadores tem sido essencial. 

     “São países conservadores, que valorizam o contato pessoal, que não estamos podendo realizar no momento. A presença e o apoio do nosso governo contribuem muito para dar mais confiança às relações comerciais, e os resultados já podem ser conferidos nos números”, observa o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato. 

     Exemplo disso é a ampliação em mais de 150% das compras de algodão brasileiro pela Coréia do Sul, de janeiro a setembro deste ano. No mesmo período do ano passado, as importações da fibra brasileira somaram US$ 45,35 milhões. Neste ano, já superaram US$ 113 milhões. Com isso, o Brasil passou à frente dos Estados Unidos na preferência do mercado têxtil sul-coreano.  

     “Apesar de todas as limitações impostas pela pandemia da Covid-19, o mercado local entendeu que as ações de promoção do algodão brasileiro feitas pela Abrapa são de longo prazo. Isso transmitiu mais segurança aos empresários, e a estratégia de aproximação gerou resultados concretos”, analisou o adido agrícola brasileiro na Coreia do Sul, Gutemberg Barone, durante a rodada de reuniões com representantes do Mapa nos países asiáticos. 

     A pauta incluiu um balanço das ações realizadas em 2021, perspectivas para 2022 e a apresentação de novos adidos que irão assumir seus postos a partir de fevereiro do ano que vem. “Além de posicionamento comercial, alinhamos temas importantes, como políticas tarifárias e requisitos burocráticos que são críticos para o processo de importação do algodão. A parceria com os adidos auxilia nosso trabalho de promoção junto aos mercados compradores” afirma Busato. 

     Atualmente, o Brasil é o quinto maior produtor de algodão no mundo e segundo maior exportador – ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Noventa e nove por cento do volume destinado à exportação são embarcados para o mercado asiático. As informações são da Abrapa.

     Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

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