Para “levantar a régua”, comportamento do produtor de carne de frango no uso de boas práticas de biossegurança é essencial, diz Mapa/RS – SIAVS

702

São Paulo, 8 de agosto de 2024 – Moderando painel promovido pela FACTA no Salão Internacional de Proteína Animal, (SIAVS), em São Paulo, a auditora fiscal federal agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária no Rio Grande do Sul (Mapa/RS), Taís Oltramarque Barnasque, disse que para o Brasil “levantar a régua” no que tange à biossegurança é preciso um esforço conjunto do governo e do produtor de carne de frango. “O governo fiscaliza, mas o comportamento do produtor no uso de boas práticas, evitando o contato das aves comerciais com as aves silvestres, é essencial”, disse.

Taís argumenta que é preciso haver uma mudança no entendimento, para que o setor cresça cada vez mais. “Um produtor, por exemplo, não pode pensar em deixar de notificar as autoridades caso algum problema surja por ter medo de ficar com sua granja fechada. É preciso agir rapidamente”, citando a questão recente envolvendo o Rio Grande do Sul pelo caso de Doença de Newcastle.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA