Para diminuir danos ambientais, Cooxupé integra Programa Despoluir

172

Porto Alegre, 5 de julho de 2022 – Atenta aos impactos para o meio ambiente, a Cooxupé permitirá que toda a frota de veículos cadastrados na cooperativa, composta por mais de 700 caminhões movidos à diesel, passe a contar com a aferição de poluentes emitidos na atmosfera.

     A ação integra o programa Despoluir, idealizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), com o apoio do governo federal, para ser uma importante vertente na gestão eficiente do setor de transporte.

     Atualmente, a Cooxupé conta com 766 caminhões cadastrados e 15 caminhões próprios, que a cada 6 meses passarão por uma avaliação da emissão de gases. A aferição será por meio do Opacímetro (que mede a emissão de fumaça), bem como do tacômetro (que avalia aceleração e ruído).

     Caso o veículo esteja dentro das normas estabelecidas, ganha um selo de aprovação que vale por 6 meses. Porém, se for reprovado, com emissão de gases acima do permitido, o caminhoneiro será orientado fazer o reparo necessário no veículo num prazo de até 6 meses.

     Os atendimentos do Despoluir são feitos mediante agendamento prévio. E na data estabelecida o técnico vai até a empresa para fazer as aferições. Cada teste dura de 5 a 10 minutos em média. E, posteriormente, os laudos emitidos serão direcionados à Cooxupé.

     De acordo com o técnico em mecânica da Despoluir, Guido Eduardo de Moraes, o programa é educativo para orientar as pessoas sobre o desenvolvimento sustentável do setor de transporte. “A ação é para conscientizar os motoristas que tudo o que puder ser feito para o meio ambiente é bom, pois a natureza está precisando”.

     O coordenador de Transportes da Cooxupé, Leonildo Daniel Pereira, compartilha da ideia e acrescenta que a iniciativa é fundamental para que a Matriz e unidades da cooperativa se comprometam em melhorar a qualidade do ar. “Precisamos de apoio nessa ação de despoluir. Cada vez mais, todos os nossos processos de Transportes (coleta de café de cooperados, entrega de insumos, embarques e transferências) estarão aptos a fazerem essas operações poluindo menos o meio ambiente”.

     O Programa Despoluir não tem caráter punitivo. Ao contrário, incentiva a prevenção e orientação e segue as diretrizes da Federações de transporte de passageiros e de cargas afiliadas, para promover a responsabilidade socioambiental.

     Além do quê, a iniciativa estimula procedimentos mais eficientes e limpos, diminuindo as emissões veiculares, reduzindo, desta forma, os impactos do aquecimento global e contribuindo para a economia de combustível e sustentabilidade da frota da empresa. Logo, a adesão é voluntária e realizada sem custo algum. Mas, a Cooxupé entende que integrar um programa como esse é um importante passo para uma gestão integrada, que promova o bem-estar em toda a cadeia.

     As informações são da Assessoria de Comunicação da Cooxupé.

     Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA