Porto Alegre, 30 de setembro de 2022 – As chuvas ao longo do mês de outubro deverão ser mais regulares pelo Brasil, de acordo com informações divulgadas hoje no alerta agroclimático da Rural Clima. Acompanhe mais detalhes nas expectativas previstas para as regiões do país para os próximos dias.
Região Sul
A Região Sul deve registrar mais chuvas de hoje até segunda-feira, passando pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná. De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, depois o tempo deve abrir, permitindo o avanço do plantio de arroz, soja e milho nos estados da região, bem como a colheita do trigo. O mês de outubro deve ter chuvas regulares, favorecendo as lavouras no campo e o plantio de verão.
Região Sudeste
A Região Sudeste deve continuar com chuvas até o domingo, com registro de pancadas em São Paulo e o sul de Minas Gerais. Depois o tempo tende a abrir na região e as temperaturas devem sofrer elevação. A exceção, segundo Santos, fica com parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que seguirão registrando chuvas benéficas ao plantio da nova safra de soja e ao desenvolvimento das lavouras de café e cana-de-açúcar e outras. As chuvas devem retornar ao Sudeste entre a quarta-feira e a quinta-feira da próxima semana. Há uma expectativa de que as precipitações sejam mais regulares ao longo de todo o mês de outubro, favorecendo as lavouras no campo e as atividades de plantio.
Região Centro-Oeste
As chuvas irregulares deverão prosseguir na Região Centro-Oeste hoje, trazendo uma condição desfavorável ao pleno andamento do plantio. Na primeira semana de outubro, por outro lado, conforme Santos, as chuvas deverão ser mais regulares, quadro que será observado também durante todo o próximo mês, conferindo a quase todos os produtores condições para o início do plantio da nova safra.
Região Norte
Na Região Norte, as chuvas hoje e ao longo de outubro começam a ganhar intensidade e regularidade, o que deve manter as condições favoráveis ao plantio de verão e desenvolvimento das lavouras. Santos sinaliza que, semana a semana, as chuvas devem melhorar na região.
Região Nordeste
Na Região Nordeste, as chuvas devem seguir na região litorânea durante a primeira quinzena de outubro, favorecendo as lavouras de cana-de-açúcar e milho. No interior nordestino, contudo, as precipitações devem retornar somente após 20 de outubro.
Região Matopiba
Na Região do Matopiba, o tempo seco deve continuar seco, com exceção do Tocantins e Maranhão, que poderão ter pancadas irregulares de chuvas hoje. Na primeira quinzena de outubro, a região deve seguir com precipitações irregulares. Segundo Santos, o tempo deve melhorar apenas na segunda semana de outubro, trazendo chuvas ao oeste da Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí. Há uma expectativa de que as chuvas estejam consolidadas na semana que inicia no dia 17 de outubro.
Paraguai
O Paraguai deve ter uma sexta-feira marcada por chuvas na região de fronteira com o Mato Grosso do Sul. De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, o sistema deve se deslocar no final de semana nessa região e depois o tempo abre no país. Somente entre quarta-feira e quinta-feira as chuvas devem retornar e atingir todas as regiões do país, por um ou dois dias. Depois o tempo abre novamente e segue nessas condições até o dia 10 de outubro, oferecendo melhores janelas de cultivo aos produtores.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA