Porto Alegre, 6 de abril de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, o outono e o inverno devem ser marcados por chuvas recorrentes em quase todo o Brasil. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, por enquanto não há maiores preocupações com as baixas temperaturas, ainda que os modelos climáticos sigam indicando a possibilidade de ocorrência de uma massa de ar polar entre o final de maio e o começo de junho. “Ainda é muito cedo para dizer se essa massa irá se confirmar ou não”, admite.
Mais para o curto prazo, uma frente fria começa a se formar hoje sobre o Paraguai e, ao longo da sexta-feira e do sábado, ela se desloca em direção ao Brasil, podendo trazer chuvas para Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. “Dificilmente a frente fria levará chuvas ao sul e, leste gaúchos, bem como ao norte de Minas Gerais, Bahia, Piauí e interior do Nordeste, que terão tempo aberto no final de semana”, comenta.
Na costa do Sudeste, o tempo tende a ficar instável durante o final de semana, com as chuvas elevando a umidade do solo e favorecendo as lavouras de milho segunda safra, algodão, feijão, café, laranja, hortaliças e as pastagens.
Na segunda-feira (10), com o deslocamento da frente fria sobre a costa do Sudeste, o tempo deve abrir novamente em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina. “Com o deslocamento dessa frente fria, a chuva deve se concentrar na metade norte do Brasil, atingindo até mesmo regiões que não registram precipitações há um tempo, como o norte de Minas Gerais e o sul da Bahia”, informa.
Entre os dias 13 e 14, com a chegada de uma nova frente fria, as chuvas retornam e devem atingir todo o sul do Brasil.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA