Opep mantém projeção de demanda global de petróleo para 2022 e reduz de 2023

488
Opep

     Porto Alegre, 12 de julho de 2022 – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deixou sua previsão de crescimento da demanda mundial de petróleo inalterada em 3,4 milhões de barris por dia (bpd) em 2022, com demanda total projetada em média 100,3 milhões de bpd.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

     Em seu relatório mensal, a Opep disse que elevou sua estimativa de demanda do primeiro trimestre, mas cortou a demanda do segundo trimestre devido ao “ressurgimento da covid-19 na China e às incertezas geopolíticas em andamento”.

     “O consumo continua robusto, especialmente nas economias avançadas, com uma recuperação contínua esperada particularmente no setor de serviços, que inclui atividades de viagens e transporte, lazer e hospitalidade”, disse a Opep.

     Para 2023, espera-se que o crescimento da demanda mundial de petróleo diminua em 2,7 milhões de bpd para uma média de     103,0 milhões de bpd, “apoiado por um desempenho econômico ainda sólido nos principais países consumidores, bem como melhores desenvolvimentos geopolíticos e contenção d covid-19 na China”.

     “Existem riscos negativos significativos, decorrentes de tensões geopolíticas em curso, a pandemia contínua, inflação crescente, problemas agravados na cadeia de suprimentos, altos níveis de dívida soberana em muitas regiões e aperto monetário esperado por bancos centrais nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão e a zona do euro”, disse o relatório.

     A previsão para o crescimento da oferta dos produtores não-OPEP em 2022 permanece praticamente inalterada em relação à avaliação de junho, apesar das revisões para cima na China e no Canadá, totalizando uma média de 65,7 milhões de bpd. Espera-se que os principais impulsionadores do crescimento da oferta de líquidos para o ano sejam os Estados Unidos, Canadá, Brasil, China, Cazaquistão e Guiana, enquanto a produção deve diminuir principalmente na Rússia, Indonésia e Tailândia. Em 2023, a produção entre os não pertencentes à Opep deverá ser de 67,4 milhões de bpd, disse a Opep. As informações são da Agência CMA.

     Revisão: Yasmim Borges (yasmim.borges@safras.com.br) / Agência SAFRAS

 Copyright 2022 – Grupo CMA