São Paulo, 23 de maio de 2025 – A Braskem divulgou manifestação do seu acionista controlador Novonor (ex-Odebrect), em que confirma o recebimento de proposta do empresário Nelson Tanure pelo controle da companhia.
A Braskem disse que, em função de notícias veiculadas na mídia a respeito do processo de venda da companhia, solicitou prontamente esclarecimentos à Novonor, que informou o seguinte:
“A Novonor S.A. Em Recuperação Judicial vem comunicar a V.Sas. que recebeu, nesta data, proposta não vinculante enviada pelo Petroquímica Verde Fundo de Investimento em Participações Multiestrategia, veículo de investimentos detido pelo empresário Nelson Sequeiros Tanure, envolvendo as ações de emissão da NSP Investimentos S.A., e celebrou obrigação de exclusividade para a negociação dos termos e condições da Proposta.”
“Nos termos descritos na Proposta, com a transferência das Ações NSP Inv., o Fundo pretende se tornar titular indireto de participações societárias que representem o controle da Braskem S.A..”
“A Proposta está sujeita a avaliações e confirmações usuais em transações dessa natureza e segue sob análise da Novonor. Dentre outras condições às quais a Proposta está sujeita, destacam-se (i) o cumprimento das obrigações assumidas pela Novonor em relação à Petrobras no âmbito do Acordo de Acionistas da Braskem; e (ii) a conclusão de maneira satisfatória de negociações com os bancos detentores das alienações fiduciárias das ações da Braskem detidas indiretamente pela Novonor.”
“A Novonor manterá a Braskem informada sobre eventuais avanços materiais nas discussões relacionadas à Proposta para que possa adotar as providências cabíveis em observância à lei societária e regras de governança aplicáveis.”
“Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos. Atenciosamente, Novonor S.A. Em Recuperação Judicial”
A Braskem disse que, “conforme informado previamente, não participa das negociações de eventual transação de suas ações sob propriedade de terceiros, buscando de forma diligente esclarecimentos junto aos seus acionistas signatários do Acordo de Acionistas potencialmente envolvidos em alguma transação acionária.”
Ação dispara
A ação da Braskem (BRKM5) fechou em forte alta, em meio a notícia de que o empresário Nelson Tanure teria apresentado à Novonor (ex-Odebrecht) uma proposta de compra do controle da petroquímica. No fechamento o papel avançou 9,15%, a R$ R$ 11,09.
A informação foi dada primeiramente pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo. Posteriormente, Reuters e Valor Econômico também informaram sobre a oferta, citando fontes.
Atualmente, a Novonor (antiga Odebrecht) detém 38,3% do capital total e 50,1% das ações com direito a voto da Braskem, enquanto 36,1% e 47,0% está com a Petrobras e os 25,5% e 2,9% restantes está nas mãos de Outros, incluindo 27 ações PNA em tesouraria. No entanto, qualquer mudança no controle da companhia precisa ser negociada também com os principais bancos credores: Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e BNDES.
As conversas indicam que a participação da Odebrecht deve ser reduzida para cerca de 3% a 5%.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA