Novo sistema deve trazer chuvas ao RS, SC, PR e MS a partir do dia 9 – Rural Clima

303

Porto Alegre, 2 de fevereiro de 2024 – Segundo informações do alerta agroclimático da Rural Clima, a tendência é de ocorrência de chuvas em áreas do Sul do Brasil entre o domingo e a segunda-feira. A região Centro-Norte deve seguir com bons volumes de precipitações. Já para o Paraguai a expectativa é de chuvas mais limitadas nos próximos cinco dias. Acompanhe mais detalhes abaixo.

Centro-Sul

De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, as chuvas hoje estão mais concentradas na faixa oeste e central do Brasil, chegando até o Sudeste.

No Uruguai, Argentina, parte do Paraguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, o tempo deve ficar mais estável nos próximos dois dias, embora na faixa mais ao norte do Paraná e em áreas de Santa Catarina, bem como na parte mais norte do Mato Grosso do Sul não se descarte a ocorrência de eventuais chuvas.

Entre o domingo e a segunda feira, áreas de instabilidade presentes no centro do país devem levar bastante umidade para a Região Sul, podendo provocar algumas pancadas de chuvas entre o domingo e a segunda-feira. Essa condição se estende até terça-feira, quando o Mato Grosso do Sul pode ter chuvas, até com intensidade mais intensa.

No dia 9 de fevereiro, um novo sistema deve trazer chuvas para o norte da Argentina, atingindo a região paraguaia do Chaco, o Mato Grosso do Sul, Uruguai e o Rio Grande do Sul. Esse sistema irá avançar no decorrer dos dias seguintes, levando chuvas a Santa Catarina, Paraná e chegando a região Sudeste.

No início da segunda quinzena de fevereiro, um novo sistema deve se formar na Argentina, trazendo novas precipitações.

De modo geral, Ludmila destaca que os meses de fevereiro e de março ainda tendem a ser chuvosos na Região Centro-Sul do Brasil.

Centro-Norte

A previsão é de muita chuva para Rondônia Amazônia, Maranhão, Pará e Tocantins, com períodos mais úmidos nos próximos dias. No Pará e em regiões de Mato Grosso, contudo, Ludmila ressalta que há previsão de muita chuva ao longo do dia.

O corredor de umidade deve descer um pouco chegando a região central do país ao longo do dia. Ainda assim, em Rondônia há muita chuva prevista no final de semana, assim como no sudoeste do Pará e em Mato Grosso, o que pode atrapalhar a colheita.

Na próxima semana, pancadas de chuvas devem seguir ocorrendo durante a tarde em Rondônia, Pará, Mato Grosso, Goiás, grande parte de Minas Gerais e no Tocantins. No oeste da Bahia, no sul do Piauí e no Maranhão, o tempo tende a abrir um pouco mais no começo da próxima semana. Já em Goiás e Minas Gerais a previsão é de bons volumes de chuvas.

Entre os dias 9 e 10, há chance de chuvas em Minas Gerais, com o sistema avançando novamente para o Tocantins e a região do Matopiba como um todo.

Ludmila detalha que a segunda semana de fevereiro deve ser marcada por muita chuva no Matopiba e em Goiás (exceto na parte norte e oeste do estado, que devem ter volumes mais irregulares de precipitações).

Em São Paulo, há possibilidade de pancadas de chuvas nos próximos dias, assim como durante a segunda semana de fevereiro.

Em março, ainda há boa possibilidade de chuvas no centro e norte do Brasil, embora já com menos intensidade em estados como São Paulo e Minas Gerais. A tendência é de que as chuvas cortem na faixa central do Brasil a partir de abril.

Paraguai

Os próximos cinco dias devem ser de chuvas limitadas no Paraguai, com risco de eventuais pancadas na fronteira com o Mato Grosso do Sul, no sul do país e na fronteira com a Bolívia.

Ludmila sinaliza que, entre o dia 8 e 9 de fevereiro, um sistema deve entrar no país, trazendo chuvas para a região do Chaco. No dia 10, esse sistema irá avançar até parte central e sul do Paraguai, também ocasionando precipitações.

A segunda semana de fevereiro deve ser melhor de chuvas no Paraguai, assim como as seguintes. A meteorologista ainda acrescenta que os meses de março e de abril ainda tendem a ser marcados por bons volumes de chuvas no país.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA