Nova frente fria deve provocar chuvas em áreas do Sul do Brasil a partir de amanhã – Rural Clima

397
chuvas

Porto Alegre, 20 de maio de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, uma nova frente fria deve avançar e provocar chuvas sobre o Sul do Brasil a partir de amanhã. Segundo a meteorologista Ludmila Camparotto, esse sistema deve ganhar intensidade avançar entre quarta-feira e quinta-feira, provocando chuvas no Rio Grande do Sul, Paraguai, Santa Catarina e oeste do Paraná.

A tendência é de que esse sistema avance e crie um corredor com a umidade vinco da Amazônia, levando chuvas também a Rondônia, oeste de Mato Grosso, sul de Mato Grosso do Sul e oeste e norte do Paraná. Ludmila faz a ressalva, porém, que os modelos climatológicos indicam chances de chuvas mais limitadas para o estado de São Paulo. O tempo deve seguir aberto também no restante do Brasil Central.

Ludmila afirma que as chuvas continuarão ocorrendo durante a semana na região Norte do Brasil, bem como em áreas litorâneas do Nordeste, embora com volumes pontuais.

A partir do dia 25, com o avanço da frente fria, as temperaturas devem começar a cair no Rio Grande do Sul com a chegada de uma massa de ar polar. Nas demais regiões do Centro-Sul, as temperaturas até podem cair um pouco, mas sem maiores preocupações quanto a um frio mais intenso.

No próximo final de semana, a formação de um sistema pode ocasionar chuvas limitadas em áreas de São Paulo, sul de Minas Gerais e na faixa leste da Região Sudeste,

Paraguai

A semana inicia com um tempo um pouco mais aberto sobre o Paraguai, condição que deve ser mantida até quarta-feira, quando a chegada de um sistema pode provocar chuvas no sul e na faixa central do País. Ludmila ressalta que há chance de ocorrência de chuvas também na região do Chaco, embora de baixa intensidade.

Entre a quinta-feira e a sexta-feira, o sistema poderá avançar e levar chuvas também para as regiões do Paraguai que fazem fronteira com o Paraná e Mato Grosso do Sul. Após a passagem dessa frente fria, a chegada de uma massa de ar polar deve provocar uma redução das temperaturas no país, mas sem riscos para um frio mais intenso.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA