Porto Alegre, 24 de maio de 2024 – Os próximos cinco dias devem ser marcados pelo retorno das chuvas em áreas de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, sul de Goiás e partes do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, de acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima.
O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos ressalta que hoje deve chover no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Há perspectivas ao longo do dia também no extremo oeste de Mato Grosso e em Rondônia, assim como nas regiões Norte e Nordeste. Nas demais regiões do Brasil, o tempo seguirá firme hoje.
O final de semana deve ser marcado por chuvas em São Paulo e no extremo sul de Goiás e de Minas Gerais. Especialmente no domingo, as chuvas podem atingir áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, sul de Minas Gerais. Há chance de algumas pancadas também no extremo sul da Bahia.
Na retaguarda dessa frente fria que está avançando pelo Brasil, haverá o ingresso de uma massa de ar polar no Brasil, provocando queda nas temperaturas a partir do dia 27, embora sem riscos para ocorrência de geadas.
Santos afirma que, do meio de semana em diante, o tempo deve abrir em grande parte do Brasil, muito embora haja uma expectativa de previsão de retorno das chuvas ao Rio Grande do Sul no primeiro final de semana de junho.
Estados Unidos
O agrometeorologista destaca que as condições de chuvas nos Estados Unidos devem seguir relativamente boas, apesar do registro de alguns tornados no meio-oeste do país.
Santos afirma que dificilmente o país ficará mais de uma semana sem chuvas nas áreas produtoras. Como o La Niña deverá atuar apenas mais no segundo semestre, o país não deverá apresentar longos períodos de seca. Assim, o regime de chuvas deverá seguir bom para todo o ciclo das culturas de soja, milho, arroz e algodão nos Estados Unidos.
Paraguai
De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, o Paraguai ainda deve registrar algumas chuvas nessa sexta-feira na região de fronteira com o sul de Mato Grosso do Sul, embora a expectativa seja de um tempo mais aberto sobre o país no final de semana.
Na retaguarda da frente fria que está avançando para o Brasil, haverá o ingresso de uma massa de ar polar, que provocará queda das temperaturas, embora sem que haja risco para ocorrência de geadas nas áreas produtoras.
Na próxima semana, as temperaturas do sul do Paraguai devem seguir baixas. A expectativa é de que o tempo fique aberto nos próximos dez dias sobre o país, com as chuvas retornando apenas durante o final da primeira semana de junho. Ludmila acrescenta ao longo do mês de junho as temperaturas, embora sofrendo a influência das massas de ar, devem ficar acima da média no Paraguai.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA