Porto Alegre, 3 de julho de 2023 – Nos próximos 15 dias, as chuvas seguirão sendo cruciais ao desenvolvimento das lavouras nos Estados Unidos, uma vez que as lavouras irão ingressar na fase de florescimento.
De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as últimas 72 horas foram marcadas por chuvas em grande parte das regiões produtoras do país. “Até mesmo mais ao sul do cinturão produtor, como nas regiões de Illinois, Nebraska, Iowa, Indiana e Kentucky houve registros de chuvas, mas não em volumes muito elevados, embora suficientes para elevar parcialmente o nível de umidade do solo”, destaca o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.
Segundo Santos, o começo de semana terá um tempo mais aberto no Meio-Oeste dos Estados Unidos. No dia 5, um novo sistema deve avançar e levar chuvas a várias partes do cinturão produtor do país EUA. “Os volumes não devem ser tão altos, mas já ajudarão a manter o mínimo necessário de umidade para que plantas tenham condições ao seu desenvolvimento”, alerta.
Entre os dias 8 e 10 há chances de mais chuvas no Meio-Oeste. “Ao menos uma vez por semana uma frente fria passará pelo corn belt, trazendo chuvas em volumes razoáveis, o que ajudará a trazer condições melhores de umidade do que as observadas em junho. As partes mais ao sul do Meio-Oeste, contudo, devem seguir registrando volumes menores de precipitações”, sinaliza.
Para Santos, se os modelos confirmarem as chuvas previstas para os próximos 20 dias, as condições das lavouras norte-americanas irão melhorar bastante, mesmo que haja uma ou outra região ainda sofrendo com um baixo volume de precipitações.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA