Nos próximos 15 dias, chuvas seguirão concentradas no RS, SC e extremo norte do Brasil – Rural Clima

428

Porto Alegre, 10 de maio de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, nos próximos 15 dias as chuvas no Brasil ficarão concentradas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no extremo norte do país.

O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos informa que o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina deverão registrar elevados volumes de chuvas até segunda-feira, enquanto nas demais regiões do Brasil o tempo seguirá aberto e com temperaturas bastante elevadas.

Santos informa que a chuva deverá dar uma trégua no Rio Grande do Sul apenas na terça-feira (14), retornando na quarta-feira com a chegada de uma nova frente fria. Ele acrescenta que esse sistema tende a romper o bloqueio atmosférico, levando chuvas pontuais ao Paraná e Mato Grosso do Sul.

A chegada de um novo sistema ao Rio Grande do Sul na quinta-feira deverá romper o bloqueio atmosférico mais uma vez, trazendo novas chuvas entre os dias 18 e 19 ao Paraná e Mato Grosso do Sul. Contudo, Santos informa que uma massa de ar polar irá entrar no Sul do Brasil na retaguarda dessa frente fria, trazendo frio aos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre os dias 16 e 18 de maio, mas sem riscos de geadas.

O agrometeorologista destaca que a chegada do fenômeno climático La Niña, na segunda metade do ano, deverá trazer chuvas mais regulares ao Sul do Brasil, bem como o frio, o que pode contribuir para retardar o começo do plantio da próxima safra. Já na parte central e norte do Brasil, é o regime de chuvas que tende a chegar mais tarde, atrasando também as atividades de cultivo da nova safra.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA