O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira, prometeu terminar a Transnordestina e a transposição do rio São Francisco antes de terminar o mandato em 2026. O presidente participou de uma cerimônia de inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC), em Fortaleza (CE), no campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Os ministros Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde) também estavam presentes, além do governador do estado, Elmano de Freitas.
“Eu não conhecia o Lúcio Alcântara quando eu disse que ia fazer a Transnordestina para melhorar o transporte de carga nesse país. E a Transnordestina tinha sido um pedido do Miguel Arraes, quando na campanha de 89 eu fui no Crato com o Arraes, até o palanque afundou, nós caímos. O Arraes falou pra mim, Lula, se você ganhar, recupera a Transnordestina. E eu assumi esse compromisso, com a minha consciência e com o Arraes e comecei a fazer a Transnordestina. Lamentavelmente, eu saí do governo e a Transnordestina não foi acabada. E eu quero aqui, na frente de vocês, dizer que eu vou terminar a Transnordestina antes de terminar o meu mandato em 2026”, disse.
O presidente também prometeu terminar o Cinturão das Águas antes de terminar o governo. “Da mesma forma, estou cansado, a transposição do São Francisco já era para ter terminado. Mas depois que a gente saiu do governo, algumas pessoas que deram o golpe não fizeram o que tinha que fazer. Eu eu quero assumir um compromisso com você que nós vamos terminar o Cinturão das Águas antes de terminar o meu governo, para que o povo cearense nunca mais tenha problema de abastecimento de água, sobretudo na capital.”
Lula também destacou as políticas de crédito “que vai atingir 43 milhões trabalhadores CLT” e a ampliação da isenção do Imposto de Renda. “Eu não sou economista, mas minha tese é simples: se pouca gente tiver muito dinheiro, o Brasil vai continuar pobre e as pessoas vão continuar passando fome, sem emprego e educação pior. Agora, se todo mundo tiver um pouco, o Brasil vai ser muito melhor.”
O presidente também disse que o governo federal pretende priorizar a segurança pública, com foco no combate ao crime organizado. “Nós vamos ter que enfrentar a violência, sabendo que nós temos que enfrentar o crime organizado. E não é o estado sozinho, é o estado, é o município e é o governo federal. Porque a gente não vai permitir que os bandidos tomem conta do nosso país. A gente não vai permitir que a república de ladrões de celular comecem a assustar as pessoas nas ruas desse país. É por isso que nós estamos apresentando uma PEC da Segurança para que a gente possa junto com os governadores de estado e com os prefeitos a gente definitivamente dizer que o Estado é mais forte do que os bandidos e o lugar de bandido não é na rua assaltando e assustando as pessoas, e matando pessoas. É esse país que nós vamos construir”, discursou.
Ministério dos Transportes anuncia licitação de obras da Transnordestina em Pernambuco para segundo semestre de 2025
Na última quinta-feira (13), os ministros dos Transportes, Renan Filho, e de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, anunciaram que a abertura do edital de licitação para o trecho da ferrovia Transnordestina em Pernambuco está prevista para o segundo semestre de 2025. Os ministros reuniram-se em Brasília (DF). A obra é considerada crucial para o desenvolvimento do Nordeste e para a integração regional.
O trecho pernambucano, que liga Salgueiro (PE) ao Porto de Suape (PE), tem 548 quilômetros e investimentos de R$ 450 milhões, oriundos do Novo PAC. “Nós esperamos no começo do segundo semestre publicar o edital de licitação, e com licitação bem-sucedida, começarmos as obras para reincluir o estado de Pernambuco na estratégia de desenvolvimento Nordeste”, afirmou o ministro Renan Filho.
A Transnordestina é vista como fundamental para o escoamento da produção de grãos, a redução da pressão sobre as estradas nordestinas e a diminuição das emissões de gases poluentes. A Transnordestina, no trecho pernambucano, será uma obra fundamental para o desenvolvimento do estado, reforçou o ministro Sílvio Costa Filho. Durante o encontro, os ministros também discutiram outras obras importantes para Pernambuco, como a duplicação da BR-423, a conclusão da BR-104 e investimentos na BR-232.
A Transnordestina tem uma extensão total de 1.757 quilômetros. Desses, 1.209 quilômetros ligam Eliseu Martins (PI) ao Porto de Pecém (CE), passando por Salgueiro (PE). Esse ramal ferroviário está em construção atualmente, com mais de 2,5 mil operários trabalhando.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA