Porto Alegre, 25 de abril de 2023 – As vendas totais da Nestlé aumentaram 5,6% no primeiro trimestre de 2023, para 23,5 bilhões de francos suíços (3M-2022: 22,2 bilhões de francos suíços). Segundo comunicado da companhia, o câmbio reduziu as vendas em 4,0%. As aquisições líquidas tiveram impacto positivo de 0,3%.
O crescimento orgânico atingiu 9,3%, com contribuições amplas em todas as regiões e categorias. A variação de preços foi de 9,8%, refletindo a significativa inflação de custos. O crescimento real (RIG) foi de -0,5%.
Perspectivas para 2023 confirmadas: “esperamos crescimento orgânico das vendas entre 6% e 8% e margem de lucro operacional subjacente entre 17,0% e 17,5%. Espera-se que o lucro subjacente por ação nas moedas constantes aumente entre 6% e 10%”.
Mark Schneider, CEO da Nestlé, comentou: “A Nestlé apresentou forte crescimento orgânico no primeiro trimestre, pois nossas equipes trabalharam de forma cuidadosa para proteger o volume de vendas e garantir um mix de produtos consistente. Os esforços de otimização do portfólio e a variação de preços responsável ajudaram a compensar as pressões contínuas de dois anos de inflação de custos. Continuamos nossa jornada de gestão de portfólio com a criação de uma joint venture dedicada ao negócio de pizzas congeladas na Europa. A nova parceria oferece a melhor plataforma para desenvolvermos todo o potencial deste negócio. Após um forte início de ano, confirmamos nossa perspectiva para o ano de 2023 e continuamos focados na criação de valor para todos os stakeholders”.
Vendas do Grupo
O crescimento orgânico foi de 9,3%. A variação de preços foi de 9,8%, refletindo a significativa inflação de custos. O crescimento real foi de -0,5%, impactado por restrições de capacidade e ações de otimização de portfólio. A elasticidade da demanda e o downtrading do consumidor permaneceram limitados no contexto das ações de precificação. O crescimento foi amplo na maioria das regiões e categorias. O crescimento orgânico foi de 8,6% nos mercados desenvolvidos, liderado pela variação de preços. O crescimento orgânico nos mercados emergentes foi de 10,3%, impulsionado pela variação de preços e crescimento real positivo.
Por categoria de produto, Purina PetCare foi a que mais contribuiu para o crescimento orgânico, sustentada pelo forte impulso das marcas premium e de base científica Purina ONE, Purina Pro Plan e Friskies. Café teve alto crescimento de um dígito, com desenvolvimento de vendas positivo para Nescafé, Starbucks e Nespresso. As vendas em confectionery cresceram à taxa de dois dígitos, com forte crescimento de KitKat e produtos sazonais. O crescimento em Nutrição Infantil atingiu a taxa de dois dígitos, com contribuições amplas em todas as regiões e segmentos. Produtos lácteos registrou alto crescimento de um dígito, com forte demanda por coffee creamers e leites fortificados acessíveis. Pratos prontos e produtos culinários registraram alto crescimento de um dígito, liderados por Maggi, Stouffers e Hot Pockets. Nestlé Health Science apresentou crescimento de um dígito, com forte demanda contínua por Nutrição Médica e desenvolvimento positivo de vendas para a nutrição ativa. Apesar das restrições temporárias de capacidade da Perrier, o setor de águas apresentou crescimento de um dígito liderado por S.Pellegrino.
Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo permaneceu robusto em 8,7%. As vendas no e-commerce cresceram 13,6%, atingindo 16,2% das vendas totais do Grupo. O crescimento orgânico dos canais fora de casa foi de 17,8%. As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 0,3%, principalmente relacionadas à aquisição da Orgain. O impacto do câmbio nas vendas foi negativo em 4,0%. As vendas totais reportadas aumentaram 5,6%, para 23,5 bilhões de francos suíços.
As informações partem da assessoria de imprensa da Nestlé.
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Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Agência SAFRAS
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