Nematicida biológico da Corteva Agriscience obtém registro para três novos alvos

879

     Porto Alegre, 26 de setembro de 2023 – De acordo com a Sociedade Brasileira de Nematologia, os nematoides podem causar prejuízos anuais de até R$ 36 bilhões, com perdas superiores a 50% nas lavouras de soja e de até 35% no milho. Para auxiliar os agricultores no controle aos nematoides nas principais culturas agrícolas com mais eficiência, o nematicida biológico Lumialza™, da Corteva Agriscience, obteve, recentemente, registro para três novos alvos. Agora os agricultores podem realizar o tratamento de sementes com a solução para controlar o nematoide-das-galhas (Meloidogyne javanica) em soja, do nematoide-das-lesões (Pratylenchus zeae) em milho e do nematoide reniforme (Rotylenchulus reniformis) em algodão.

     Os nematoides são pragas que agem diretamente nas raízes das plantas, impedindo a absorção de água e nutrientes, com característica de resistência a qualquer condição climática e responsáveis por favorecerem a incidência de outras doenças, causando perdas produtivas severas nas lavouras, tornando-se um dos principais desafios para os agricultores na missão de manter o bom desempenho das culturas.

     “Com o registro de Lumialza™ para novos alvos, os agricultores têm uma ferramenta mais completa para realizar o manejo de nematoides nas lavouras. E, agora, os cotonicultores também podem ter acesso ao produto, já que a solução possui registro para o nematoide reniforme, uma das espécies mais relevantes na cultura do algodão. Trata-se de mais uma forma de simplificar o dia a dia do produtor rural em busca de produtividade e rentabilidade no campo”, afirma Dante Queiroz, líder do Portfólio de Tratamento de Sementes da Corteva Agriscience.

     O nematoide-das-galhas possui a característica de engrossar o sistema radicular, causando a redução do crescimento e amarelecimento das folhas, enquanto o nematoide-das-lesões traz grande distribuição e presença severa de plantas hospedeiras, ocasionando necroses e podridões. Por fim, o nematoide reniforme é marcado também pelo amarelecimento das folhas, redução no porte das plantas e impacto na produtividade.

Eficiência no controle aos nematoides

     Lumialza™ é um nematicida biológico que possui a bactéria Bacillus amyloliquefaciens (cepa PTA-4838), organismo que ocorre naturalmente e coloniza a região da raiz para criar uma barreira biológica contra uma ampla gama de nematoides nocivos, sem interrupção das atividades de organismos benéficos ao solo, oferecendo uma proteção eficiente logo no início do estabelecimento da cultura, podendo estender-se por mais de 80 dias.

     Além dos novos alvos, o produto é indicado para o controle de outras raças de nematoides-das-galhas (como o meloidogyne incognita), os nematoides-de-cisto (Heterodera glycines) e nematoides-das-lesões-radiculares (Pratylenchus spp), em soja e milho, ativando a produção de hormônios na planta, proporcionando maior desenvolvimento radicular e da parte aérea. O nematicida promove uma absorção maior de água e nutrientes por parte das culturas, proporcionando um crescimento mais saudável e vigoroso.

     “Recentemente, a utilização de soluções biológicas na agricultura vem sendo adotada em larga escala, inclusive no controle de nematoides. Os nematicidas biológicos possuem a vantagem de possuírem bactérias que colonizam a raiz da planta, formando uma barreira de proteção contra as espécies. E, por conta desta característica, a população de bactérias se desenvolve na mesma escala que a planta, oferecendo proteção em todo o estágio vegetativo das culturas. Por isso, o produtor que fizer o tratamento completo de sementes com Lumialza™ pode ter certeza da eficácia no manejo desta praga”, ressalta Queiroz.

     As informações partem da assessoria de imprensa da Corteva.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA