Negócios com trigo seguem pontuais no Brasil; plantio é o foco

381
trigo

Porto Alegre, 19 de julho de 2024 – O mercado doméstico de trigo apresenta apenas reportes pontuais de negócios. Segundo o analista de Safras & Mercado, Elcio Bento, os produtores mantêm as atenções voltadas para as lavouras da safra nova e demonstram pouco interesse em negociar aos preços atuais. “A forte alta do câmbio nesta quinta-feira foi o principal argumento utilizado para respaldar essa postura”, disse.

Do lado da demanda, apenas moinhos com necessidades imediatas estão no mercado. “Os compradores seguem atentos à forte retração das cotações internacionais”, observou.

Paraná

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório semanal, que o plantio da safra 2023/24 de trigo do estado atingiu 99% da área estimada de 1,153 milhão de hectares. Ela deve ficar 19% abaixo dos 1,415 milhão de hectares cultivados em 2023.

Segundo o Deral, 66% das lavouras apresentam boas condições, 23% situação média e 11% ruins, entre as fases de germinação (1%), crescimento vegetativo (61%), floração (25%), frutificação (12%) e maturação. No dia 8 de julho, o plantio atingia 99% da área, com 67% das lavouras em boas condições, 23% em situação média e 10% ruins, nas fases de germinação (3%), crescimento vegetativo (65%), floração (25%) e frutificação (7%).

Rio Grande do Sul

O plantio do trigo atinge 85% da área no Rio Grande do Sul. Segundo a Emater/RS, na semana passada eram 82%. Em igual momento do ano passado, eram 93%. A média das últimas cinco temporadas é de 93%.

As condições climáticas têm sido variáveis. Algumas áreas estão enfrentando desafios devido às chuvas frequentes, que têm atrasado a semeadura. Em outras regiões, a alta umidade do solo tem retardado a emergência e o desenvolvimento das lavouras. A situação reflete a diversidade climática do Estado e suas consequências para a cultura de trigo.

Argentina

O plantio de trigo atinge 95% na Argentina. Na semana passada, o percentual era de 92,9%. Segundo a Bolsa de Buenos Aires, a projeção de área foi é estimada em 6,3 milhões de hectares. No ano passado, foram plantados 5,9 milhões de hectares. Em número absolutos, já foram semeados 5,983 milhões de hectares.

Já segundo levantamento semanal divulgado hoje pelo Ministério da Economia da Argentina, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, o plantio de trigo da safra 2024/25 atingiu 92% da área total prevista de 6,309 milhões de hectares. Na semana anterior a semeadura estava em 89%. No mesmo período da safra anterior, o plantio atingia 91% dos 5,916 milhões de hectares cultivados na temporada 2023/24.

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA