Negócios com trigo no Brasil são fracos, o que é anormal durante ingresso de safra

763

Porto Alegre, 7 de outubro de 2022 – O mercado brasileiro de trigo teve mais uma semana de poucos negócios. Conforme o analista de SAFRAS & Mercado, isso é anormal para a época do ano. “Os reportes são fracos num momento de ingresso de safras”, disse.

Os compradores seguem pressionando por novos recuos dos preços, mas os vendedores estão reticentes em aceitar essa pressão. Enquanto os produtores acreditam em novas elevações, os moinhos esperam que o excedente da safra gaúcha possa ser uma alternativa atrativa nos próximos meses. “Além disso, com a proximidade do final de ano muitos moinhos entram em férias coletivas para manutenção e expurgo dos silos”, observou Bento.

Conab

      A colheita de trigo da safra 2022 atingiu 92,4% da área, de acordo com relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com dados coletados até 3 de dezembro. Na semana anterior, a colheita atingia 86,6%. Em igual período do ano passado, a área colhida chegava a 99,1%.

A produção brasileira de trigo em 2022 deverá ficar em 9,55 milhões de toneladas, segundo o 3o levantamento para a safra brasileira de grãos da Conab, contra 7,68 milhões de toneladas do ano anterior. Em novembro, a previsão era de 9,5 milhões de toneladas.

A Conab indica uma área plantada de 3,056 milhões de hectares, contra 2,74 milhões do ano anterior. A produtividade está projetada em 3.124 quilos por hectare, acima de 2.803 quilos de 2021.

Para a safra de trigo, que foi iniciada em agosto/2022 e será encerrada em julho/2023, foram revisados tanto os números de produção quanto os de consumo interno, no que se refere ao uso para sementes, devido ao incremento de área plantada. A estimativa de exportação também foi ajustada, passando de 2,7 para 3 milhões de toneladas. Com a consolidação dos dados, a safra brasileira de trigo deve encerrar com estoque de passagem de aproximadamente 1 milhão de toneladas.

A colheita já chegou a 99% no Paraná, conforme o Deral. No Rio Grande do Sul, segundo a Emater/RS, os trabalhos atingiram 98%.

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA