São Paulo, 13 de novembro de 2025 – A Raízen (RAIZ4) informa que a agência de classificação de risco Moodys Local Brasil divulgou relatório no qual afirmou os ratings AAA.br da Raízen com perspectiva revisada para negativa, de estável.
Ao mesmo tempo, a agência afirmou o rating da sétima emissão de debêntures simples, da espécie quirografária com garantia fidejussória da Raízen, emitidas pela Raízen Energia.
A Moody’s disse que a revisão da perspectiva do rating para negativa reflete “a significativa deterioração das métricas de crédito da companhia, diante do enfraquecimento dos resultados operacional e aumento do endividamento bruto”.
A agência entende que uma recuperação das métricas de crédito depende de iniciativas que visam fortalecer a estrutura de capital da companhia, como a realização de desinvestimentos e aportes de capital. No entanto, as incertezas quanto ao montante, à estrutura e ao momento dessas entradas de caixa adicionam riscos de execução no processo de desalavancagem da Raízen.
Já em relação à afirmação do rating, a agência atribuiu ao “robusto perfil de negócios” da Raízen, “suportado pela elevada escala, forte posição competitiva nos negócios de açúcar e álcool, distribuição de combustível e ampla diversificação”.
A Moodys Local Brasil considera que a produção e comercialização sucroalcooleira oferecem potencial para margens mais elevadas, embora sejam intrinsecamente mais voláteis, enquanto o segmento de distribuição de combustível é uma fonte mais estável de geração de caixa. Além disso, o perfil de crédito da companhia leva em consideração seu robusto perfil de liquidez e flexibilidade financeira, assim como o suporte implícito dos seus acionistas controladores, Shell e Cosan.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA

