Modelos meteorológicos indicam volumes expressivos de chuvas nos próximos 15 dias em grande parte do Brasil – Rural Clima

879

Porto Alegre, 7 de outubro de 2024 – Os modelos meteorológicos estão indicando a ocorrência de volumes expressivos de chuvas nos próximos 15 dias em grande parte do Brasil. Segundo o alerta agroclimático da Rural Clima, a partir de hoje uma nova frente fria ingressa no Rio Grande do Sul e provoca chuvas.

O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos destaca que chuvas estão previstas para toda a Região Sul amanhã (8). Na quarta-feira (9), a frente fria deve provocar chuvas no Mato Grosso do Sul, Paraguai e em algumas áreas de Mato Grosso e de Goiás.

Na quinta-feira (10), a frente fria começa a se deslocar para o litoral do Sudeste e organiza melhor corredores de umidade vindos da Amazônia, favorecendo chuvas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. Também pode chover, nesse dia, em áreas da Argentina, Bolívia, Paraguai, no Acre e no Amazonas.

Na sexta-feira (11), as chuvas devem se espalhar pelo Brasil favorecendo o plantio da soja e o desenvolvimento do café, cana-de-açúcar e outras culturas.

Santos alerta ainda que as regiões mais ao norte do Brasil devem começar a receber chuvas a partir do dia 15.

Paraguai

No Paraguai, a meteorologista Ludmila Camparotto destaca que as chuvas podem começar a atingir o extremo sul do país amanhã (8).

Entre quarta-feira (9) e quinta-feira (10), as chuvas devem atingir grande parte das regiões produtoras do Paraguai. Já na sexta-feira (11), os volumes de chuvas podem ser maiores na região oriental do país.

O tempo deve abrir no Paraguai no sábado (12), embora as chuvas já retornem ao país na segunda-feira (14).

Ludmila acrescenta que nos dias 18 e 21 de outubro, novas frentes frias devem passar pelo Paraguai, favorecendo chuvas.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA