Porto Alegre, 27 de junho de 2024 – Após a instalação do Gabinete Itinerante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no dia da primeira visita do ministro Carlos Fávaro ao Rio Grande do Sul, o Mapa vem colocando em prática diversas medidas de apoio aos produtores rurais gaúchos afetados pelo desastre climático que devastou diversas cidades da região.
Em um esforço conjunto, as quatro secretarias do Mapa se revezam semanalmente em grupos para a realização de visitas técnicas aos locais mais afetados pelas fortes chuvas. Os grupos seguem um cronograma de visitas e ao final apresentam relatórios bem elaborados com fotos e vídeos.
Entre as ações do Mapa em apoio à agropecuária no estado gaúcho estão: Programa Emergencial de Reconstrução do Agronegócio no estado do Rio Grande do Sul (PERSul); parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a disponibilização de tecnologias para atender os produtores rurais; instalação do Gabinete Itinerante da Embrapa que atualmente está na fase de diagnóstico; suspensão das dívidas dos produtores até o dia 15 de agosto; entre outras.
Como forma de ampliar os trabalhos que estão sendo realizados pelo Mapa, o ministro Fávaro se reuniu com o ministro de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, nesta quarta-feira (26), para alinhar novas parcerias e ações emergenciais ao Rio Grande do Sul.
“Nosso objetivo como governo é levar ações de recuperação, como a ampliação de estradas vicinais visando a desobstrução e assim retomar o fomento à produção agropecuária e a melhoria da trafegabilidade da população rural e dos produtos agrários para comercialização e distribuição ao mercado consumidor”, destacou o ministro Fávaro.
O ministro Waldez reforçou a importância do trabalho conjunto entre os ministérios para a reconstrução da região. “Agora é hora de reconstruir, transformar e desobstruir para dar transitabilidade aos moradores da região”, disse.
Da parte do Mapa, acompanharam o ministro o secretário-adjunto executivo, Cleber Soares, e o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Fernando Soares. Já do MIDR, participaram o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e a representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Simone Noronha.
PERSUL
O Programa Emergencial de Reconstrução do Agronegócio no estado do Rio Grande do Sul, o PERSul, foi instituído pela Portaria nº 683, de 28 de maio de 2024, de caráter temporário. A iniciativa tem como objetivo auxiliar no reestabelecimento das atividades da agropecuária.
O PERSul/Mapa terá duração até 31 de dezembro de 2024, conforme o Decreto Legislativo nº 36, de 7 de maio de 2024, que reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública em parte do território nacional, para atendimento às consequências derivadas de eventos climáticos no Rio Grande do Sul.
As informações são do Governo Federal.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA