Milho fecha em forte alta em Chicago com clima nos EUA, demanda para etanol e guerra na Ucrânia

243
milho

    Porto Alegre, 19 de julho de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o milho fechou a sessão com preços acentuadamente mais altos. O mercado chegou a ter ganhos ainda mais expressivos assim que os fortes números de produção de etanol de milho nos Estados Unidos foram divulgados.

    Há uma combinação de fatores favoráveis aos preços, como a previsão de clima quente e seco no cinturão produtor dos EUA na segunda metade de julho, os novos bombardeios da Rússia na região do porto ucraniano de Odesa e a preocupação de que a Ucrânia terá dificuldade em conseguir apoio para continuar adotando o corredor de grãos do Mar Negro.

    A produção de etanol de milho dos Estados Unidos cresceu 3,7% na semana encerrada em 14 de julho, atingindo 1.070 mil barris diários (*), ante 1.032 mil barris na semana anterior (07), segundo dados da AIE (Administração de Informação de Energia).

    Já os estoques de etanol dos Estados Unidos passaram de 22,658 milhões de barris para 23,170 milhões de barris no mesmo período comparativo, aumentando 2,25% e atingindo os níveis mais elevados desde a semana encerrada em 12 de maio.

    A produção de etanol disparou na semana, ficando acima do esperado pelo mercado, atingindo os patamares mais altos desde dezembro do ano passado. Analistas consultados pela Dow Jones apontaram que a produção ficaria entre 1,024 a 1,06 milhão de barris por dia.

    A alta nos estoques também superou a expectativa do mercado. A  estimativa dos traders era de uma linha de 22,58 milhões a 22,90 milhões de barris por dia. (*) Cada barril equivale a 159 litros.

    Na sessão, os contratos de milho com entrega em setembro fecharam a US$ 5,45 1/2 por bushel, ganho de 16,75 centavos de dólar, ou 3,16%, em relação ao fechamento anterior. A posição dezembro fechou a sessão a US$ 5,53 por bushel, alta de 18,00 centavos de dólar, ou 3,46%, em relação ao fechamento anterior.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA