Meses de janeiro e fevereiro podem ter excesso de chuvas para colheita de soja e plantio do milho – Rural Clima

289

Porto Alegre, 3 de dezembro de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, os meses de janeiro e de fevereiro de 2025 poderão ser marcados por excessos de chuvas no Brasil no momento da colheita da soja e do plantio do milho. Já para as lavouras de café e de cana-de-açúcar, os bons volumes e chuvas previstos para o próximo ano devem favorecer uma recuperação das lavouras de café e de cana-de-açúcar, que sofreram bastante em 2024 por conta dos efeitos da estiagem.

O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos destaca que há bons volumes de chuvas previstos para o Brasil em abril, com menores volumes em maio, mas com as precipitações retornando em junho e agosto. “É possível que o outono e o inverno sejam bastante úmidos no Brasil, com um ano de chuvas mais regulares”, alerta.

Dezembro será bastante úmido no Brasil

Mais para o curto prazo, Santos afirma que o mês de dezembro será bastante úmido pelo Brasil, com chuvas ora mais concentradas na região centro-sul e ora na região centro-norte do país.

Santos disse que a frente fria que passou pelo Rio Grande do Sul está agora sobre a região central do Brasil, provocando chuvas em vários pontos do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A tendência é que essas chuvas se mantenham ao longo da semana sobre toda essa faixa centro-norte do Brasil.

Já na sexta-feira, uma nova frente fria avançará pelo Rio Grande do Sul e levará chuvas novamente torrenciais ao estado, se acoplando ao sistema que está atuando na faixa central do Brasil. Assim, há expectativa de chuvas intensas sobre o Paraná, Paraguai e até mesmo em áreas do sul do Mato Grosso do Sul no começo da próxima semana. “Corredores de umidade se formarão também sobre o Paraguai, Bolívia, Acre, Rondônia, Amazonas. Somente na faixa mais ao leste do Brasil, pegando áreas do Matopiba, norte e Minas Gerais, norte de Goiás e até mesmo algumas regiões do Vale do Araguaia que terão chuvas mais irregulares nas próximas semanas, o que deve contribuir para a realização de tratos culturais e o plantio de algodão”, conclui.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA