Porto Alegre, 19 de agosto de 2021 – O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado, que o Mercosul não está correspondendo às expectativas que foram lançadas. Segundo o ministro, depois de um início do bloco forte com a integração regional, o bloco foi perdendo a importância ao longo do tempo. Guedes defendeu que o bloco precisa de uma modernização.
“Depois de um início forte com a integração regional, o bloco foi perdendo a importância ao longo do tempo. Como continuamos a considerar Mercosul uma plataforma válida e importante então precisamos tentar uma modernização da ferramenta. Nossa missão é modernizar o Mercosul, fazer uma modernização que vai nos ajudar a ter maior integração competitiva com a economia mundial”, afirmou.
De acordo com o ministro, o bloco ficou preso em uma armadilha ideológica que permitiu inclusive a inclusão da Venezuela no bloco. “O Brasil é a maior força econômica dentro do Mercosul. O Brasil está sendo prisioneiro de negociações ideológicas que atrasam o progresso brasileiro. O Mercosul ficou preso em uma armadilha ideológica, chegou entrar inclusive a Venezuela, que está bem distante do sul, além de não ser um regime democrático”.
O ministro afirmou ainda que parte da modernização é a redução da Tarifa Externa Comum (TEC) e que, no curto prazo, está preparado para reduzir em 10% a TEC. “Já gostaríamos de ter reduzido 10% da TEC para todos em um primeiro momento. Estamos preparados para reduzir 10%, isso demonstra que que estamos abertos para um futuro de integração”.
As informações partem da Agência CMA.
Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2021 – Grupo CMA