Mercado doméstico de arroz mantém viés de baixa

784

     Porto Alegre, 12 de novembro de 2021 – O mercado brasileiro de arroz segue mostrando fraqueza nos preços. Na média do Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, a saca de 50 quilos do cereal em casca encerrou o dia 11 cotada a R$ 65,22, recuo de 3,76% em relação a semana passada, 11,40% mais baixo frente ao mesmo período do mês anterior e 37,83% inferior quando comparado ao mesmo período do ano passado. 

     Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gabriel Viana, a demanda ainda muito retraída deve manter os preços em baixa nas próximas sessões, até que a exportação ganhe força e enxugue o mercado doméstico. “A saca de 50 quilos de arroz em casca já é ofertada abaixo de R$ 65,00 em algumas localidades do Rio Grande do Sul”, destaca. 

     A boa notícia, segundo o analista, é que o preço internacional na Bolsa de Mercadorias Chicago, quando convertido em reais, está 20% mais elevado que o nacional. “Isto dá suporte para que as exportações voltem a subir”, pondera. “Em relação ao preço doméstico, precisa estabilizar primeiro, antes de pensar em uma reação”, adverte.  

     De qualquer forma, Viana não acredita que o país possa voltar a exportar mais de 700 mil toneladas, como na temporada 2020/21. “O superávit na balança do arroz em 2021/22 deve ser pequeno”, aposta. Segundo ele, a abertura de novos mercados é difícil.  

     Rodrigo Ramos/ Agência SAFRAS 

Copyright 2021 – Grupo CMA