Mercado brasileiro de trigo segue com pontas distantes

734

Porto Alegre, 20 de janeiro de 2023 – O mercado brasileiro de trigo teve mais uma semana de calmaria. Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira, boa parte da indústria segue bem abastecida. Foram observados negócios pontuais, “da mão para a boca”.

“Com a pior safra dos últimos anos na Argentina, a compra de volumes significativos por parte das indústrias paranaenses, que buscam o cereal para panificação, passa a se concentrar no estado do Rio Grande do Sul. Diante de uma supersafra gaúcha, os preços no estado seguem pressionados enquanto o excedente passa a ser disputado tanto no mercado interno, quanto no externo”, disse.

Oliveira observa que os reajustes para cima das estimativas de safras no Brasil e no mundo seguem pressionado as cotações para baixo. “A expectativa de exportações recordes para este ano pode ser um fator determinante para enxugar parte dessa oferta e trazer uma reação às cotações domésticas”, explicou.

O analista disse, ainda, que a indústria comprou bons volumes no mês de dezembro, o que fez com que as cotações do trigo gaúcho avançassem na virada do ano. Agora, bom a baixa liquidez, os preços voltaram a recuar, mas os produtores seguem pedindo altos valores, o que mantém o mercado vazio. Outro fator que preocupa os agentes é a elevação dos preços de frete, com a iminência da entrada das safras de verão no mercado.

Exportações

Dados divulgados nesta semana pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) previram que o Brasil deve embarcar 753,044 mil toneladas de trigo em janeiro. No mesmo mês do ano passado, os embarques somaram 695,953 mil toneladas. Em dezembro, foram 689,256 mil toneladas. No acumulado de 2022, os embarques atingiram 3,201 milhões de toneladas. Na semana entre 15 e 21 de janeiro, os embarques estão previstos para entre 128,089 mil toneladas. Na semana anterior, foram 126,149 mil toneladas.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA