Porto Alegre, 30 de junho de 2023 – O mercado brasileiro de trigo registrou poucos negócios em julho. Os preços também oscilaram pouco no mês. O foco dos produtores seguem sobre o plantio. Os moinhos, por sua vez, se mostram bem abastecidos e entram no mercado apenas em busca de oportunidades mais atrativas.
No Rio Grande do Sul, as cotações apresentaram alguma recuperação nos últimos dias, o que sinaliza que atingiram um ponto de suporte. Assim, os produtores renovam a expectativa por melhores preços. Por outro lado, os compradores seguem pouco flexíveis. A perspectiva de uma boa safra nova, a recente queda do dólar e a derrocada das cotações internacionais contribuiu para a pressão baixista ao longo da maior parte do mês.
A demanda pelo grão brasileiro, principalmente o gaúcho, cresceu devido à escassez na Argentina. Houve registro de embarques via cabotagem para o Nordeste, mas o produto russo segue mais competitivo para a região.
Paraná
O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório semanal, que o plantio da safra 2023 de trigo do estado atinge 91% da área estimada de 1,380 milhão de hectares, contra 1,221 milhão de hectares em 2022, alta de 13%. Conforme o Deral, 95% das lavouras estão em boas condições e 5% em situação média, com 8% em germinação, 71% em crescimento vegetativo, 17% em floração e 4% em frutificação. No dia 19 de junho, 83% da área havia sido plantada, com 94% das lavouras em boas condições e 6% em situação média, divididas entre as fases de germinação (7%), crescimento vegetativo (82%), floração (9%) e frutificação (2%).
Rio Grande do Sul
O plantio de trigo atinge 65% da área no Rio Grande do Sul. Segundo a Emater/RS, na semana passada, eram 55%. Em igual momento do ano passado, 60%. A média dos últimos cinco anos para o período é de 75%. A área cultivada na safra 2023 está estimada em 1.505.704 hectares, e a produtividade prevista é de 3.021 kg/ha.
Argentina
Levantamento semanal divulgado hoje pelo Ministério da Economia da Argentina, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, indicou que o plantio de trigo da safra 2023/24 atingiu 63% da área total prevista de 6,053 milhões de hectares. De acordo com o Ministério, na semana anterior a semeadura estava em 50%. No mesmo período do ano passado, o plantio atingia 69% dos 5,905 milhões de hectares cultivados na temporada 2022/23.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA