Mercado asiático fecha em queda com dados fracos da China e temor sobre aperto monetário

616

Porto Alegre, 1 de setembro de 2022 – Os principais índices de ações do mercado asiático fecharam o pregão desta quinta-feira em queda, em meio a preocupações sobre a trajetória de juros nos Estados Unidos e na esteira de dados fracos da atividade industrial da China.

O mau humor na Ásia seguiu a tendência global, com os investidores lidando com temores de políticas monetárias mais restritas e uma desaceleração econômica iminente – o que levou grande parte dos mercados a encerrarem agosto no vermelho.

As bolsas seguem pressionadas por temores de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) mantenha a postura agressiva e eleve seus juros básicos novamente em 0,75 ponto percentual, na reunião deste mês, agravando a perspectiva econômica dos Estados Unidos.

Na China, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial caiu em território de contração em agosto, recuando de de 50,4 pontos em julho para 49,5 neste mês, de acordo com dados divulgados pela Caixin Media e S&P Global.

“A queda maior do que o esperado no PMI industrial do Caixin foi mais significativa do que o ligeiro aumento no PMI oficial, sugerindo que a pressão de queda sobre a indústria se intensificou no mês passado. Há mais dor no horizonte, dada a desaceleração das exportações e os problemas contínuos do setor imobiliário”, diz o economista da Capital Economics, Julian Evans-Pritchard.

O anúncio de um novo lockdown na China também contribuiu para o movimento negativo do mercado. A metrópole chinesa de Chengdu confinou seus 21 milhões de habitantes para conter um surto de covid-19 na região, esta é a maior cidade fechada desde o bloqueio de dois meses de Xangai no início deste ano.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): -1,53%, 27.661,47 pontos

Hang Seng (Hong Kong): -1,79%, 19.597,31 pontos

Xangai Composto (Xangai): -0,54%, 3.184,98 pontos

Kospi (Seul): -2,28%, 2.415,61 pontos

Com informações da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA