Massa de ar polar que ingressará no Brasil dia 13 perde força e risco de geada diminui – Rural Clima

517

Porto Alegre, 10 de julho de 2023 – A semana começa com chuvas no Paraná, São Paulo e partes de Santa Catarina, com o tempo um pouco mais aberto no Rio Grande do Sul, embora com possibilidades de pancadas. De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, amanhã (11) um novo sistema consegue avançar sobre o território gaúcho, levando chuvas, que atingirão também Santa Catarina e o extremo sul do Paraná na quarta-feira. “Muita chuva é esperada na quarta-feira e quinta-feira no Rio Grande do Sul, Paraná, Paraguai e Mato Grosso do Sul, mas não deve haver mais tanta chuva para São Paulo. No Sudeste até pode chover na semana, mas de forma mais pontual”, destaca o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.

Santos ressalta que a massa de ar polar que ingressará no Sul do Brasil no dia 13 perdeu força. Com isso, o frio maior deve ser sentido nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas sem grandes riscos para geada. “Para o dia 20, está previsto o ingresso de uma nova massa de ar polar, mas não é possível prever, com tanta antecedência, se haverá geadas ou não”, pontua.

Na próxima semana deve voltar a chover bem no Rio Grande do Sul. “No dia 20 até pode chover um pouco em São Paulo, mas os volumes previstos para o Brasil Central diminuíram bastante”, sinaliza.

Paraguai

Neste começo de semana, chuvas estão sendo registradas na faixa leste do Paraguai, na fronteira com oeste do Paraná, por conta de passagem de frente fria em direção ao Brasil. De acordo com a meteorologista Ludmila Bardin, há chance de chuvas também, ainda que mais irregulares, no sul do país.

Ludmila afirma que um sistema deve provocar chuvas em grande parte das áreas do país entre hoje e amanhã, com chance de maiores volumes na fronteira com a Argentina. “Esse sistema levará mais chuvas ao sul do Paraguai entre amanhã e quarta-feira, com volumes que podem ser mais intensos e com risco de ventos”, informa.

O tempo deve voltar a abrir no país entre quarta-feira e quinta-feira, com o avanço de uma massa de ar polar. O frio não será tão intenso a ponto de favorecer a formação de geadas. “Na madrugada do dia 13 as temperaturas mínimas na madrugada devem ficar entre 8 e 10 graus. No dia 14 as temperaturas no sul do Paraguai ficam próximas a 4 graus, mas depois o frio já diminui”, sinaliza.

A volta da chuva ao Paraguai está prevista entre os dias 20 e 21, seguida de uma nova massa de ar polar, embora seja muito cedo para afirmar se poderá haver geada ou não.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA