Massa de ar polar deve trazer geadas para o Sul do Brasil neste fim de semana – Rural Clima

1109
Image from Freepik

Porto Alegre, 19 de agosto de 2024 – Segundo alerta climático da Rural Clima, a semana começou com chuvas no Sul do Brasil, com foco no Rio Grande do Sul, devido a uma frente fria na região. Entre quarta-feira e quinta-feira, esse quadro climático deve avançar e trazer chuvas mais generalizadas para os outros estados do Sul do país, auxiliando os trabalhos de início de plantio.

O restante do Brasil deve seguir com tempo aberto e temperaturas elevadas, onde as máximas podem chegar a ultrapassar 35 graus durante a tarde. O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, ressalta que após a passagem dessa frente fria, uma nova massa de ar polar deve avançar e trazer novamente frio recorrente para o Sul do país.

“Não descartamos, novamente, a possibilidade de geadas nos estados do Sul do país. Neste fim de semana, no dia 25, já devemos ter temperaturas mais baixas sendo registradas”, pontuou. “Por enquanto, ainda não há risco de novas geadas para o café, mas como está um tempo muito seco, há possibilidade de um resfriamento”, disse o agrometeorologista.

De acordo com Marco, dificilmente será visto um frio parecido com o que atingiu o cerrado de Minas Gerais na última semanal, pois as baixas temperaturas devem ficar mais restritas ao Sul. Toda a faixa litorânea do Sudeste deve ter muita nebulosidade e chuvas no período, impedindo que o resfriamento seja intenso.

“Sabemos do perigo e que a massa de ar polar irá provocar sim geadas no Sul neste final de semana, dias 24 e 25. O impacto em outras regiões vai depender muito de como a frente fria vai agir, então vamos monitorar os dois sistemas ao longo da semana”, destacou.

Por conta da formação de uma La Niña de fraca intensidade, há a perspectiva de que as chuvas demorem um pouco para chegar, com previsão de poucas chuvas até o fim de agosto. Neste contexto, o Norte do Brasil segue com precipitações constantes e apenas pancadas na faixa litorânea do Nordeste.

Por fim, Marco concluiu que o mercado ficou animado com as chuvas ao longo da semana no Meio-Oeste dos Estados Unidos, fator que deve manter uma condição extremamente favorável ao desenvolvimento das lavouras no país. Apesar disso, já era uma expectativa de que o clima apresentasse estas condições na região, então não é nada fora do esperado.

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA