Massa de ar polar deve provocar geadas em áreas da Argentina, Uruguai, sul do Paraguai, RS e parte da região Sul de SC – Rural Clima

610

Porto Alegre, 9 de junho de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a sexta-feira será marcada pelo tempo aberto em praticamente todo o Brasil, com as temperaturas em declínio. “Amanhã uma frente fria avança sobre sul do Brasil, deixando o tempo chuvoso, entre o domingo e segunda-feira, em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Paraguai, sul de Mato Grosso do Sul e o norte da Argentina”, alerta o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.

O avanço dessa frente fria deve deixar o tempo instável no início da próxima semana em São Paulo, na metade sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, parte do sul de Goiás, norte de Mato Grosso do Sul, Bolívia e Rondônia.

Por conta dessas chuvas, a massa de ar polar prevista para ingressar no Brasil logo após a passagem da frente fria começa a perder um pouco de força. Segundo Santos, a frente fria deve barrar um pouco avanço da massa de ar polar, mas haverá geadas nas regiões produtoras da Argentina, do Uruguai, Rio Grande do Sul e partes da região Sul de Santa Catarina, podendo pegar, mas provocando a ocorrência do fenômeno em baixa intensidade, em regiões situadas no extremo sul do Paraguai. “Ainda estamos analisando, mas dia a dia, a massa de ar polar vem perdendo força e dificilmente trará geadas amplas a áreas produtoras de milho, café, cana-de-açúcar e outras culturas, como muitos vêm alertando”, comenta.

Santos ressalta, porém, que os próximos 15 dias serão marcados por chuvas e temperaturas baixas, mas sem risco de geadas amplas. “Se houver o fenômeno, ele pode ser registrado no Rio Grande do Sul, mas de baixa intensidade”.

Paraguai

A sexta-feira e o sábado devem ser marcados pelo tempo aberto no Paraguai. Segundo a meteorologista Ludmila Bardin, o tempo começa a mudar de sábado para o domingo, com a entrada de uma frente fria que deve levar chuvas ao extremo sul do país. “Esse sistema irá avançar a todas as áreas, levando chuvas, pontualmente mais intensas, na região central do Paraguai. No começo da semana que vem teremos nebulosidade na fronteira com o Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul e o avanço de massa de ar polar vai derrubar as temperaturas no extremo sul do país, entre terça e quarta-feira, quando não se descartam temperaturas baixas”, comenta.

Conforme Ludmila, por enquanto os modelos mostram temperaturas mínimas ao redor de 5 a 6 graus no país. Na parte mais ao sul do Paraguai, as mínimas devem ficar entre 6 e 7 graus. “Na região próxima a Campo 9, haverá nebulosidade entre terça-feira e quarta-feira, com mínimas entre 7 e 8 graus. Em San Alberto, também haverá nebulosidade entre terça-feira e quarta-feira, com mínima de 8 graus, o que ameniza o risco de geadas. Em Nova Esperança, a mínima ficará em 8 graus, com registro de nebulosidade e 8 graus. Na região mais central do Paraguai, haverá chuva no domingo, nebulosidade entre segunda-feira e terça-feira e tempo mais aberto na quarta-feira. Na região do Chaco, também haverá chuva no domingo, nebulosidade de segunda-feira a terça-feira e tempo mais aberto a partir de quarta-feira. Na quinta-feira, a temperatura mínima nessa região ficará em torno de 6 graus”, conclui.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA