Massa de ar polar deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil amanhã – Rural Clima

1604

Porto Alegre, 14 de julho de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, o ciclone que atingiu o Sul do Brasil se afastou após trazer instabilidades, mas deixou um corredor de umidade que deixará o norte de São Paulo e o sul de Minas Gerais com precipitações entre hoje e amanhã. “O extremo Norte do Brasil segue com pancadas. Já na região Nordeste a chuva diminui”, informa o meteorologista Kauan Casarin.

Uma massa de ar polar ingressou no Sul do Brasil e deve derrubar as temperaturas. No sábado as temperaturas devem ficar bastante baixas, com mínimas aquém de 8 graus em áreas de Mato Grosso do Sul e de São Paulo e inferiores a 5 graus em várias partes do Sul do Brasil. “Em áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul do Paraná as mínimas podem ficar entre 3 a 4 graus, ou até abaixo disso, possibilitando ocorrência de geadas em áreas mais altas. No domingo o frio perde intensidade, mas as temperaturas seguirão baixas”, sinaliza. Ele acrescenta que as chuvas devem se deslocar do leste de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais até a Bahia no domingo, atingindo áreas do sul e leste do estado.

Na próxima semana, entre terça-feira (18) e quarta-feira (19), uma nova uma nova massa de ar frio ingressará no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mantendo as temperaturas baixas. “As mínimas devem ficar ao redor de 2 graus e próximas de zero grau em alguns pontos nas regiões mais alta de serra, com condições para formação de geadas Na Campanha gaúcha, as temperaturas nesses dias devem ficar próximas de zero grau ou até negativas”, pontua.

Casarin informa que chuvas devem voltar a ocorrer, de forma mais irregular, em Santa Catarina, no Paraná e leste de São Paulo na próxima semana. “Na quinta-feira (21), deve voltar a chover em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul, com as precipitações se estendendo até sexta-feira. Nesse mesmo dia também deve chover no leste da Regiao Nordeste e na Bahia”, conclui.

Paraguai

Segundo a meteorologista Ludmila Bardin, após a passagem da frente fria, que trouxe muita chuva e ventos ao Paraguai, até com registro de tombamentos em áreas de milho e de aveia, o tempo deve ficar mais aberto no país. “Uma massa de ar polar deve derrubar as temperaturas entre hoje e amanhã. Na madrugada de sábado, as mínimas devem ficar entre 4 e 6 graus no sul do Paraguai e na região do Chaco. Já no domingo as temperaturas começam a ficar mais elevadas”, destaca.

Entre a segunda-feira (17) e a terça-feira (18), um novo sistema que estará atuando no Paraná deve provocar chuvas irregulares nas regiões de fronteira com esse estado e com o sul de Mato Grosso do Sul, seguida de um novo declínio acentuado das temperaturas. “A previsão é de que as temperaturas mínimas no país fiquem ao redor de 6 graus na terça-feira e quarta-feira”, finaliza.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA