Massa de ar polar avança pela região Sul do Brasil e temperatura deve cair – Rural Clima

4631

Porto Alegre, 20 de abril de 2023 – Segundo alerta agroclimático da Rural Clima, uma massa de ar polar subirá pela região Sul do Brasil, provocando o declínio mais acentuado na temperatura. Paraguai, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, também terão quedas na temperatura. Contudo, nada significativo ou que traga geadas para as regiões.

De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, a única exceção são algumas áreas de mais altitude do Sul, onde é possível projetar um frio mais intenso, ainda que pontual. “Os modelos indicam para as duas próximas madrugadas temperaturas que podem ficar entre os seis graus. O frio não deve ser extremo, é apenas uma queda mais significativa das temperaturas, devido à essa massa de ar polar sobre toda região Centro-Sul do Brasil”, explica.

Em relação às chuvas, Ludmila diz que há o avanço de uma frente fria pela região Centro-Norte do país. “Há possibilidade de algumas pancadas de chuvas entre hoje e amanhã, em áreas entre o norte do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. No extremo sul da Bahia, há expectativa de chuvas intensificadas”, ressalta Ludmila.

Para as demais localidades da região, há previsão de chuvas, mas a tendência do clima é que elas ocorram de forma bastante irregular. “Continuamos com essas áreas de instabilidade na região Centro-Norte, provocando algumas chuvas irregulares ao longo do fim de semana”, disse a meteorologista.

Nesta quinta-feira, as áreas de instabilidade se mantêm na faixa central, o que pode provocar algumas pancadas de chuva ao longo do dia. Alguns pontos da região Nordeste e Norte também tem instabilidade. 

No início de maio será possível observar a criação de um novo sistema, de acordo com Camparotto. “As chuvas vão subir desde o Sul até a região central. Nos próximos 15 dias, teremos precipitações em grande parte das áreas produtoras do país. Evidente que em alguns pontos mais irregulares, mas vai atingir todos os locais”, finalizou.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA