Porto Alegre, 16 de maio de 2022 – Após a passagem de uma frente fria pela Região Sul do Brasil e por pontos de São Paulo de Goiás no final de semana, levando chuvas, o destaque neste início de semana fica com o frio, com a entrada de uma massa de ar polar no país. De acordo com o alerta agrometeorológico da Rural Clima, há risco de chuvas hoje em áreas de Minas Gerais, com o deslocamento da frente fria para o oceano Atlântico, o que pode trazer precipitações também para áreas do leste de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. “Com exceção também do extremo Norte e do Nordeste, nas demais regiões o tempo deve ficar aberto hoje, com a massa de ar polar avançando sobre várias regiões”, destaca o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.
De acordo com Santos, amanhã volta a chover sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por conta do corredor de umidade presente no Atlântico jogando umidade na costa brasileira, mas nas demais áreas pode haver um declínio acentuado das temperaturas. “Várias regiões do Paraná podem tem mínimas abaixo de 5 graus e há risco de ocorrência de geadas até quinta-feira. Em regiões elevadas do sul e do leste do Paraná, como Pato Branco, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ponta Grossa há riscos grandes de geadas. Mais para o oeste do Paraná, as temperaturas devem ficar entre 4 e 5 graus, com possibilidades de geadas em áreas isoladas, muito embora a instabilidade não deve deixar que a temperatura baixe tanto”, comenta.
Santos destaca que o tempo frio pode acabar favorecendo a ocorrência de geada em áreas de milho, muito embora na quarta-feira e na quinta-feira a temperatura já possa estar um pouco mais alta no Paraná. “Ao longo da semana essa frente fria irá avançar sobre o Centro—Sul, podendo atingir o sul do Tocantins, o oeste da Bahia e norte de Mato Grosso, com temperatura mínimas entre 12 e 13 graus. No sul de Goiás e no Triângulo Mineiro as mínimas devem ficar abaixo de 10 graus. O risco de geada continua para as áreas de café de Minas Gerais situadas na Serra da Mantiqueira, onde as temperaturas devem cair mais”, alerta.
De modo geral, Santos sinaliza que o frio desta semana traz riscos para a ocorrência de geadas em áreas de milho, café, cana-de-açúcar, hortaliças e trigo. “Mas o risco prossegue em breve, uma vez que outra massa de ar polar ingressara no Brasil no final de semana, indicando temperaturas no sábado e no domingo tanto ou mais baixas do que as previstas para o decorrer da semana”, pontua.
Para o Paraguai, a agrometeorologista Ludmila Camparotto afirma que tempo será aberto ao longo da semana após a passagem da frente fria, o que permitirá o avanço na colheita de soja. “O avanço da massa de ar polar, porém, pode derrubar as temperaturas, com mínimas próximas a 4 graus na parte oriental do Paraguai, atingindo regiões como San Alberto e Santa Rita tanto amanhã quanto na quarta-feira, o que pode favorecer geadas em áreas de baixada ou de mais altitude. Até sexta-feira, as mínimas em todo o Paraguai deverão oscilar entre 4 e 6 graus”, conclui.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA