Porto Alegre, 29 de agosto de 2022 – Segundo alerta agroclimático da Rural Clima, após a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, uma massa de ar polar já avança pela região e há riscos de geadas nesta manhã. As temperaturas registradas, principalmente nas regiões serranas dos três estados, já atingem números próximos de zero grau. As geadas devem ter impacto principalmente nas culturas de trigo e milho.
O tempo no Sul permanece aberto até o final de semana e as chuvas tendem a voltar a aparecer entre sábado e domingo. O mês de setembro deverá ser marcado por chuvas regulares em grande parte da região. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, o sistema favorece o desenvolvimento das culturas nas lavouras, tanto de inverno quanto de verão.
As chuvas causadas pela frente fria no Sudeste atualmente atingem apenas o leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A massa de ar polar deve avançar até a região, trazendo menores temperaturas às regiões do centro do país, mas sem risco de geadas por conta da grande concentração de nebulosidade. As chuvas devem voltar a dar as caras na região apenas por meados de setembro.
No Centro-Oeste, o tempo segue com poucas chuvas e predominantemente seco pelo menos nos próximos 15 dias. Os modelos sinalizam que apenas a partir da segunda quinzena de setembro as chuvas começam a dar as caras em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. No entanto, serão chuvas bastante irregulares e não deverão marcar a volta das precipitações significantes para o desenvolvimento das lavouras.
Poucas chuvas deverão ser registradas no Norte, com exceção de Roraima, Amapá, extremo noroeste do Pará e norte de Amazonas. A tendência para os primeiros dias de setembro é de que as chuvas desçam um pouco e atinjam o Acre. Somente em meados de setembro que as chuvas tendem a ganhar mais intensidade e volume.
No Nordeste, as chuvas seguem apenas na parte litorânea da região, com risco de chuvas volumosas na Bahia. Segundo Marco, o clima se mantém favorável para o desenvolvimento da nova safra de milho e da cana-de-açúcar. No Mapitoba, a previsão segue de tempo aberto em grande parte da região, com chuvas significativas previstas apenas para a segunda quinzena de outubro.
No Paraguai, as chuvas devem seguir irregulares até a segunda quinzena de setembro, período em que as precipitações se intensificam e tornam-se presentes no país como um todo. Segundo a meteorologista Ludmila Camparotto, as temperaturas, apesar de frequentemente baixas, são de normalidade para a época do ano. Após uma frente fria, é normal o clima ser de declínio das temperaturas.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA