Porto Alegre, 15 de junho de 2023 – A safra 2022/23 de arroz já está quase finalizada. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 8o levantamento da safra de grãos 2022/23, a colheita da cultura já atingiu mais de 90% da área nacional. A projeção de colheita é de 9,9 milhões de toneladas cultivadas em 1.468,8 mil hectares e uma produtividade de 6.773 quilos por hectare.
Os dados da Companhia mostram que, mesmo com uma diminuição de área de 9,2%, as lavouras tiveram um crescimento de 1,6%, na comparação com a safra anterior, quando a área foi de 1.618,3 hectares e a produtividade foi de 6.667 quilos por hectare
Líder de Portfólio de Arroz da Corteva, Cristiane Delic explica que a safra 2022/23 foi iniciada oficialmente em outubro do ano passado. “De lá para cá, em cada fase de desenvolvimento do arroz, os produtores enfrentaram diferentes adversidades, seja em condições climáticas, com excesso de chuvas em algumas regiões, até a incidência de doenças e plantas daninhas nas lavouras já estabelecidas e em desenvolvimento fenológico. Mesmo com as interferências, a produtividade da cultura cresceu nesta safra, como trazem os dados da Conab e observamos nas conversas com os orizicultores”, disse.
Segundo Cristiane, mesmo com áreas menores de cultivos os orizicultores atingiram uma alta produtividade graças a alguns fatores: “O monitoramento constante da lavoura foi essencial, assim foi possível identificar o surgimento dos primeiros focos de invasoras e doenças. Outro ponto importante foi o manejo integrado com soluções tecnológicas, aliado às boas práticas agrícolas. Foram as melhores ferramentas que protegeram o arroz, além de maximizar a produtividade e rentabilidade”, observa.
O controle de doenças e plantas daninhas no arroz não deve ser apenas na lavoura. “Já deve começar na semente, com um tratamento. O orizicultor tem enfrentado um grande desafio: a resistência da Bicheira-da-raiz (Oryzophagus oryzae)”, conclui Cristiane. As informações são da assessoria de imprensa da Corteva.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA