São Paulo, 16 de janeiro de 2026 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em declaração à imprensa por ocasião da visita da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen ao Brasil, destacou que restaurar a parceria com a União Europeia em novas bases era uma prioridade do seu terceiro mandato e que deixou claro que o processo de retomada das negociações pelo acordo de parceria entre o Mercosul e o bloco deveria ser compatível com os objetivos de promoção do crescimento econômico e de reindustrialização do Brasil.
“Foram mais de 25 anos de sofrimento e de tentativa de um acordo. Amanhã, em Assunção, a União Europeia e o Mercosul farão história, ao criar uma das maiores áreas de livre comércio do mundo”, discursou Lula.
“Essa é uma parceria baseada no multilateralismo.”
Lula disse que seu terceiro mandato, o Mercosul concluiu três acordos comerciais e destacou o papel do multilateralismo.
“Vamos continuar trabalhando para abrir novos mercados. O acordo que será assinado amanhã no Paraguai é bom para o Mercosul, para a Europa, para a democracia e para o multilateralismo.”
Em seu discurso depois do presidente Lula, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou a paixão e o compromisso que o presidente Lula demonstrou com a conclusão do acordo, os avanços esperados nas áreas de minerais para a transição energética e disse que “os próximos capítulos estão para ser escritos” e que “o melhor está por vir”.
O presidente Lula recebeu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Palácio do Itamaraty, para discutir temas da agenda internacional e os próximos passos do Acordo de Parceria Mercosul-União Europeia, cuja assinatura está prevista para este sábado (17), no Paraguai.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2026 – Grupo CMA

