São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o comportamento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “não vai dar certo”. O líder brasileiro fez referência a política tarifária do norte-americano, de imposição de barreiras contra diversos países.
“Estou vendo o comportamento do presidente Trump nos Estados Unidos e não sei o que vocês [empresários] pensam, mas acho que não vai dar certo. Não vai dar certo. Ninguém pega um transatlântico daquele, carregado, e muito carregado, e faz as coisas que estão acontecendo lá”, disse Lula durante evento em Sao Paulo.
Lula ainda acrescentou que o republicano “acha que é capaz de ditar regras para tudo que vai acontecer no mundo”, e defendeu que o Brasil tenha equilíbrio para tomar decisões com base na própria realidade.
“Um cidadão sozinho acha que é capaz de ditar regras para tudo que vai acontecer no mundo. Eu temo em dizer para vocês que pode não dar certo. E é importante que a gente defina o projeto de país que a gente quer e que possa colocar em prática”, completou.
Lula destacou que o livre comércio e a globalização foram defendidos por décadas por países desenvolvidos, como os Estados Unidos e a Inglaterra, que criticavam medidas protecionistas, algo que segundo ele estaria sendo abandonado pela atual gestao estadunidense.