São Paulo, SP – A Vivara divulgou o balanço do quarto trimestre de 2024 (4T24), com lucro líquido de R$ 299,4 milhões, alta de 91,9% em relação ao mesmo período de 2023 (4T23). Em 2024, o lucro líquido foi de R$ 653,3 milhões, crescimento de 71,4% em comparação a 2023.
O Ebitda ajustado foi de R$ 300,6 milhões, alta de 50% em relação ao 4T23. Em 2024, o Ebitda ajustado foi de R$ 657,5 milhões, crescimento de 37,1% em comparação a 2023. A margem Ebitda ajustada foi de 32,9%, alta de 7,1 pontos percentuais. Em 2024, a margem Ebitda foi de 25,5%, alta de 3,5 pontos percentuais em relação a 2023.
A receita líquida foi de R$ 913 milhões, alta de 17,4% em relação ao 4T23. Em 2024, a receita líquida foi de R$ 2,5 bilhões, alta de 17,8% em comparação a 2023. Alinhado a evolução na alocação de produto em loja, houve uma melhora na métrica de Vendas Mesma Lojas (SSS) que atingiu 15,6% em 2024, acréscimo de 8,5p.p.versus 7,1% em 2023. A companhia registrou R$ 86,0 milhões de geração de caixa operacional no ano (após IR,juros e arrendamento).
No 4T24, a companhia consumiu R$ 176,4 milhões de caixa operacional, comparado com uma geração de caixa de R$ 126,1 milhões no 4T23. Tal variação se justifica, principalmente pelo aumento da linha de estoque, diretamente impactada pelo alta valorização do preço das commodities. A companhia concluiu o ano de 2024 com a geração de caixa operacional de R$ 85,9 milhões e consumo de caixa livre de R$ 43 milhões, comparado a geração operacional de R$ 142,8 milhões e um consumo de caixa livre de R$ 35,3 milhões no ano anterior.
A companhia encerrou o ano de 2024 com 457 pontos de vendas em operação, sendo 265 lojas Vivara, 180 lojas Life e 11 quiosques no Brasil e 1 loja Vivara no Panamá, terminando o ano com área de venda total de 38.295,9 metros quadrados. Com a abertura de 71 lojas no Brasil (72 incluindo a loja do Panamá), a Companhia cumpre o guidance de aberturas de 2024 (entre 70 e 80), dando continuidade ao projeto de crescimento via expansão orgânica.
O endividamento bruto aumentou em R$ 127,1 milhões (+46,8%versus 2023) devido a captação de R$ 190 milhões no 4T24 para reforçar a estrutura de capital (em condições e taxas atrativas), pagamentos que somaram R$ 122 milhões ao longo do ano e a reclassificação de R$ 48 milhões de saldos de Fornecedores (convênios)em operações de risco sacado, cujo prazo alongado foi reclassificado como natureza de financiamento. A Companhia encerra o ano com dívida líquida de R$ 115,9 milhões. A alavancagem da companhia foi de 0,2 vez a dívida líquida sobre o Ebitda.
PROJEÇÃO
A Vivara informou que a projeção de abertura de 40 a 50 lojas das marcas Vivara e Life, para o exercício social a ser encerrado em 31 de dezembro de 2025.
A projeção se ancora na consistência dos retornos obtidos pelas lojas inauguradas nos últimos anos e pelo potencial das marcas de seguirem se consolidando na posição de liderança absoluta do mercado de joias do Brasil. Assim, a Companhia segue focando sua estratégia na expansão orgânica das marcas Vivara e Life, mantendo a diligência na escolha dos melhores pontos e shoppings do país.
Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)
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