Porto Alegre, 09 de agosto de 2022 – A São Martinho divulgou os resultados do primeiro trimestre da safra 2022/23 (1T23).
- Veja os principais destaques:
- – O EBITDA Ajustado totalizou R$ 875,7 milhões no 1T23 (+27,2%), com margem EBITDA Ajustado de 51,3%. A melhor performance nos períodos reflete, principalmente, maior volume de vendas de etanol (+40,8%), com preço médio de comercialização superior em 29,6%1 no trimestre – além de preços maiores do açúcar (+13,8%);
- – O EBIT Ajustado somou R$ 464,0 milhões no 1T23 (+26,3%), com margem de 27,2%;
- – O Lucro Líquido resultou em R$ 221,6 milhões (+16,6%) no 1T23;
- – O Lucro Caixa somou R$ 226,8 milhões (-4,9%) no 1T23;
- – O Fluxo de Caixa Operacional totalizou R$ 556,4 milhões no 1T23 – crescimento de 24,3% em relação ao 1T22;
- – O Índice de Alavancagem equivale a 0,96 x Dívida Líquida/EBITDA Ajustado ao final do 1T23;
Em 30 de junho de 2022, as fixações de preço de açúcar para a safra 22/23, totalizavam ~604 mil toneladas de açúcar, a um preço de ~R$ 2.261/ton. Para a safra 23/24, as fixações totalizavam ~165 mil toneladas de açúcar a um preço de ~R$ 2.374/ton;
No primeiro trimestre da safra 22/23, a Companhia processou um total de 7,8 milhões de toneladas de cana-de açúcar, apresentando redução de 10,5% em relação ao volume processado no mesmo período da safra anterior. Essa redução reflete principalmente os efeitos das condições climáticas ocorridas ao longo dos períodos – como clima mais seco, além dos efeitos das geadas (que ocorreram em julho/21 em parte dos nossos canaviais – afetando a produtividade de parte da área colhida no 1T23 e mês de julho/22) – tal efeito não se apresentará ao longo dos períodos seguintes.
Adicionalmente, houve postergação do início da moagem nas unidades Usina São Martinho e Usina Santa Cruz no 1T23 – iniciado na 2ª quinzena do mês de abril/22.
Considerando a redução de 6,1% no nível de ATR médio (126,8 kg/ton), o total de ATR produzido neste primeiro trimestre da safra resultou volume 15,9% inferior em relação ao mesmo período da safra passada. Esse efeito é sazonal, e está alinhado com o guidance de produção divulgado ao mercado em junho de 2022 via Fato Relevante.
As informações partem da assessoria de imprensa da São Martinho.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA