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Lucro líquido da Gol recua 63,7% 1° trimestre de 2025

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São Paulo, SP -A Gol divulgou o balanço do primeiro trimestre de 2025 (1T25), com lucro líquido de R$ 1,376 bilhão, queda de 63,7% em relação no mesmo período de 2024 (1T24). o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciação) foi de R$ 1,236 bilhão, queda de 0,2% em relação ao 1T24, com margem Ebitda de 22%, queda de 4,3 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2024.

A receita líquida foi de R$ 5,6 bilhões, alta de 19,4% em relação ao 1T24, impulsionado principalmente pela receita de transporte de passageiros, que cresceu 18%. O RASK (receita por assento quilômetro) aumentou 6,6% no 1T25 (vs 1T24), alcançando 46,6 centavos, apesar do crescimento de 12% no ASK do período, o que garantiu que o aumento na oferta de assentos fosse combinado com a manutenção da rentabilidade. O PRASK atingiu 42,2 centavos, um aumento de 5,4% no mesmo período, refletindo a capacidade da companhia de crescer a receita de forma rentável.

No primeiro trimestre de 2025, a Gol adicionou 2 novas aeronaves Boeing 737-MAX 8 à sua frota. Além disso, como parte do plano de renovação de frota e recuperação da eficiência operacional, a companhia devolveu 1 aeronave Boeing 737-NG e conseguiu aumentar sua frota operacional em 14 aeronaves, reduzindo o número de aeronaves não operacionais frente ao 1T24, mantendo sua estratégia alinhada ao plano sustentável de recomposição de capacidade.

Em 31 de março de 2025, a GOL possuía uma frota total de 139 aeronaves Boeing, sendo 54 737-MAX, 78 737-NG e 7 cargueiros 737-800BCF. A frota da companhia é 100% composta por aeronaves narrowbody da família Boeing 737, sendo 97% financiadas por meio de arrendamentos operacionais e 3% financiadas por meio de arrendamentos financeiros.

A taxa de ocupação atingida pela Companhia foi de 83,5%, maior em 0,3 p.p. frente ao 1T24. A Gol também ampliou a eficiência operacional com a chegada de novas aeronaves Boeing 737 MAX-8, alinhadas ao plano de modernização da frota, que contribuem para a redução do consumo de combustível e dos custos unitários. Comparado ao mesmo período do ano anterior (1T24), a Companhia alcançou um crescimento de 12% na capacidade ofertada (ASK) e de 6,6% na receita unitária (RASK) do trimestre, refletindo uma evolução consistente e sustentada na geração de receita e oferta.

No 1T25, o caixa e equivalentes de caixa da Companhia foram de R$1,6 bilhões, as aplicações financeiras atingiram R$50 milhões, e o contas a receber foi de R$3,0 bilhões, que, somados, representaram R$ 4,6 milhões (23,4% da receita dos últimos doze meses).

No 1T25, a Companhia consumiu R$433 milhões em caixa em suas operações. Analogamente, o saldo de Contas a Receber cresceu R$ 1.724 milhões no trimestre. A GOL investiu R$ 678 milhões de CAPEX, sendo grande parte em recuperação dos motores para recomposição da frota, o que foi o principal fator para o aumento de quatro aeronaves operacionais (vs 4T24) apesar da redução de frota contratada. Por fim, o fluxo de caixa financeiro da Companhia consumiu R$ 849 milhões no trimestre, devido às amortizações de dívidas financeiras, pagamentos de juros e de arrendamento.

Em 31 de março de 2025, os Empréstimos e Financiamentos contabilizados da GOL eram de R$ 22 bilhões, dos quais R$ 5,1 bilhões são relativos ao DIP Loan. O passivo total de arrendamento era de R$ 11,3 bilhões. A dívida bruta total do 1T25 era de R$ 33,2 bilhões, representando um aumento de 40% quando comparada ao 1T24, principalmente devido à desvalorização cambial e ao remanescente do DIP Loan, captado no 2T24. A relação dívida líquida ajustada/EBITDA Recorrente UDM atingiu 5,8x em 31 de março de 2025.

Emerson Lopes – emerson.lopes@cma.com.br (Safras News)

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