Porto Alegre, 11 de maio de 2023 – A Bayer, empresa alemã que atua nos segmentos farmacêutico e agrícola, registrou um lucro líquido de 2,18 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2023 (US$ 2,39 bilhões), abaixo dos 3,29 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior e abaixo das previsões dos analistas, de 2,21 bilhões de euros.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização e antes de itens especiais caiu para 4,47 bilhões de euros, ante 5,25 bilhões de euros do ano anterior. Já o lucro antes de juros e impostos caiu para 2,97 bilhões de euros, contra 4,21 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2022. As vendas caíram para 14,39 bilhões de euros, contra 14,64 bilhões de euros obtidos no mesmo período do ano passado e ficando abaixo da previsão de analistas, que apostavam em um valor de 14,59 bilhões de euros.
Segundo a Agência Dow Jones, a queda nos lucros da Bayer foi determinada no segmento agrícola pela queda acima de 24% nas vendas de herbicidas devido a volumes e preços mais baixos para produtos à base de glifosato, embora em outras partes, os negócios tenham crescido.
Já na divisão farmacêutica a Bayer informou que houve um declínio nas vendas de medicamentos prescritos, devido a procedimentos de licitação. Uma onda de covid-19 na China também impactou os negócios do segmento.
A empresa manteve sua orientação para 2023, informando que espera atingir o limite inferior da meta. O presidente-executivo da Bayer, Werner Baumann salientou, no entanto, que vê riscos potenciais chegando em meio às expectativas de preços de mercado reduzidos para os produtos à base de glifosato no restante do ano.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA