Louis Dreyfus Company divulga fortes resultados financeiros de 2021

964

    Porto Alegre, 24 de março de 2022 – A Louis Dreyfus Company B.V. (LDC) anunciou fortes resultados financeiros consolidados para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2021, cumprindo com sucesso seu papel fundamental de manter as cadeias de fornecimento agrícolas essenciais em movimento, de forma segura, confiável e responsável, em um contexto de desafios globais contínuos. 

    A receita líquida atingiu US$49,6 bilhões, um aumento de 47,7% em relação a 2020, enquanto os Resultados Operacionais por Segmento aumentaram 17,6% em relação ao ano anterior para US$1,834 bilhão, à medida que a companhia mais uma vez alavancou sua presença global e inteligência de mercado para mitigar riscos, atender às demandas dos clientes e capturar oportunidades lucrativas de originação e vendas. Esse desempenho impulsionou o EBITDA para US$1,623 bilhão, um aumento de 22,6% em relação ao mesmo período de 2020.

    “2021 foi um ano muito especial para a LDC, no qual comemoramos 170 anos de história e abrimos um novo capítulo para a companhia, recebendo a ADQ em nosso grupo de acionistas como um parceiro estratégico na busca de nossos planos e estratégia de longo prazo.” disse Margarita Louis-Dreyfus, Chairperson do Conselho de Administração. “Foi também mais um ano desafiador para as nossas equipes e parceiros em todo o mundo, a quem sou profundamente grata pelo compromisso excepcional, que possibilitou a continuidade e o sucesso dos negócios mesmo em um contexto complexo e em rápida mudança.”

    Com demanda global resiliente para os principais produtos comercializados pelo Grupo em 2021, ambos os segmentos de negócios contribuíram para os fortes resultados operacionais da LDC, que atingiram US$1,191 bilhão para o Segmento de Cadeia de Valor (comparado a US$1,003 bilhão em 2020) e US$643 milhões para o Segmento de Merchandising (frente aos US$556 milhões no ano anterior). Todas as plataformas de negócios navegaram com sucesso em condições de mercado incertas, garantindo fluxos lucrativos para atender à demanda, implementando estratégias de hedge bem-sucedidas e capitalizando a recuperação dos impactos da Covid-19 em determinados setores, devido à flexibilização das medidas sanitárias.

    “Em mais um ano marcado pela pandemia, escassez de frete e congestionamentos portuários, bem como desafios climáticos, a LDC mais uma vez navegou em um ambiente complexo para atender às demandas dos clientes, enquanto dava passos importantes nos nossos planos estratégicos e de sustentabilidade”, disse Michael Gelchie, CEO da LDC. “A nossa visão clara e mentalidade ágil sustentaram nosso sucesso ao longo de 170 anos, e continuam a fazê-lo hoje, à medida que buscamos nossas ambições de crescimento, sempre com a segurança e o bem-estar de todos aqueles que trabalham conosco como uma prioridade.” 

    Como parte do seu compromisso de ajudar a enfrentar os desafios climáticos e outros desafios globais de sustentabilidade cada vez mais urgentes, a LDC criou uma Plataforma de Soluções de Carbono dedicada em 2021 para acelerar a jornada de descarbonização do Grupo. Isso reflete o compromisso setorial, firmado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), para uma ação acelerada sobre desmatamento e emissões, apoiando o impulso global em direção a uma economia de carbono zero.  

    “Nosso progresso em 2021 reforçou ainda mais a posição de liderança da LDC como um participante-chave do setor para o futuro, ao mesmo tempo em que garantimos que o futuro que moldamos seja justo e sustentável, em linha com o propósito da nossa companhia”, disse Michael Gelchie. “Olhando para frente, à luz das novas tensões geopolíticas e mudanças macroeconômicas surgindo em 2022, nosso papel de prover produtos essenciais para a população mundial é mais importante do que nunca. Continua sendo nossa prioridade cumprir esse papel de forma segura, confiável e responsável, trabalhando lado a lado com as nossas equipes e parceiros de negócios em todo o mundo, a quem somos extremamente gratos pela colaboração e apoio constantes.”

Destaques de 2021: 

– Receita líquida de US$49,6 bilhões, um aumento de 47,7% em relação a 2020 

– Resultados Operacionais por Segmento em US$1,834 bilhão, um aumento de 17,6% em relação ao ano anterior  

– EBITDA de US$1,623 bilhão, um aumento de 22,6% em relação a 2020 

– Lucro antes de impostos de US$864 milhões, um aumento de 39,4% em relação a 2020 

– Lucro líquido, atribuído ao Grupo aumentou 82,5% em relação ao ano anterior, para US$697 milhões 

– Retorno sobre patrimônio líquido, atribuído ao Grupo de 14,3% (8,0% no ano de 2020) 

– Índice de alavancagem ajustado em 0,9x (1,8x em 31 de dezembro de 2020) 

– Alavancagem líquida ajustada em 0,27 (0,48 em 31 de dezembro de 2020) 

– Cobertura de liquidez em 2,2x da parcela da dívida de curto prazo (1,8x em 31 de dezembro de 2020)

    As informações partem da assessoria de imprensa da companhia.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA