Porto Alegre, 5 de setembro de 2022 – Elizabeth ‘Liz’ Truss foi nomeada nesta segunda-feira como a nova primeira-ministra do Reino Unido, sucedendo Boris Johnson, que anunciou sua renúncia no dia 7 de julho. Na ocasião, ela também foi nomeada presidente do Partido Conservador britânico.
A eleição para primeiro-ministro levou oito semanas para ser concluída, e contou com o voto de mais de 170 mil eleitores.
Admiradora de Margaret Thatcher, que foi primeira-ministra britânica entre 1979 e 1990, Truss, em seu discurso logo após a nomeação, agradeceu o seu antecessor, Boris Johnson, pelo trabalho pelo Brexit, o processo pelo qual o Reino Unido saiu da União Europeia. “Boris, você conseguiu fazer o Brexit e levou adiante nossa nação”.
Ela disse que vai garantir o cumprimento das promessas de campanha, como a redução de impostos e a crise energética. “Fiz campanha como conservadora e vou governar como conservadora. Vamos entregar, nos próximos dois anos, um amplo plano de corte de impostos para facilitar nossa economia e como vamos lidar com a crise da energia, tanto sobre os preços quanto sobre o fornecimento. Além disso, vou trabalhar em cima do nosso serviço nacional de saúde”, concluiu.
Liz Truss era secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, e deve seguir a agenda conservadora do antecessor, Boris Johnson. Truss estudou filosofia, política e economia na Universidade de Oxford, e começou sua carreira política em 2010, quando entrou no Parlamento Britânico. Com 47 anos, passou pelas secretarias de Estado de Educação e Assistência Infantil, Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, além de ter sido secretária de Justiça e do Tesouro.
As informações são da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Dylan Della Pasqua (dylan@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA