JBS inicia emissão de Certificados Internacionais de Energia Renovável

733

Porto Alegre, 27 de dezembro de 2022 – A JBS avançou em sua trajetória rumo ao compromisso Net Zero 2040. A empresa tem um empreendimento habilitado para emitir Certificados Internacionais de Energia Renovável (International REC Standard / I-REC), que comprovam a geração de energia elétrica proveniente de fontes renováveis e ambientalmente responsáveis.

A certificação foi obtida por meio da Biolins, termelétrica localizada na cidade de Lins (SP), que pertence à JBS e usa como matéria-prima para geração de energia diversos tipos de biomassa, como bagaço de cana-de-açúcar, serragem de madeira e resíduo de eucalipto. A usina tem 45 MW de capacidade instalada, volume que, de acordo com a JBS, é suficiente para abastecer uma cidade de 300 mil habitantes. Com base na energia gerada pelo empreendimento em 2021, a Biolins pode emitir 113,4 mil certificados relativos ao ano passado.

Chancelados no Brasil pelo Instituto Totum, os I-RECs podem ser comprados por indústrias e estabelecimentos comerciais para comprovar que consomem energia elétrica gerada por fontes de energia renovável, como usinas solares, projetos eólicos e térmicas a biomassa. Com isso, os detentores dos certificados conseguem neutralizar as emissões do chamado Escopo 2, que considera as emissões de CO2 indiretas provenientes da energia elétrica para uso próprio, contribuindo para o cumprimento de suas metas de descarbonização.

“Essa conquista é muito relevante, porque atesta que a Biolins é ambientalmente limpa e injeta energia de fonte 100% renovável no Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, os detentores dos I-RECs emitidos pela Biolins poderão comprovar que a energia consumida em suas operações é limpa”, destaca o diretor de Sustentabilidade da JBS Brasil, Maurício Bauer. Atualmente, a Biolins supre 20% das necessidades de energia elétrica da JBS no Brasil. As informações são da assessoria de imprensa da JBS.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA